Giro de Noticias

São João no Maranhão: Sedihpop realiza ação alusiva ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ nesta terça-feira (27)

Garantir direitos humanos em todos os espaços é fundamental para vida de todos, todas e todes. Por isso, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) está marcando presença no Maior São João do Mundo, realizando ações informativas, dialogando com a população e fortalecendo campanhas que tratam da temática.

Nesta terça-feira (27), será realizada uma programação especial para celebrar o orgulho à diversidade da comunidade LGBTQIA+. Além de distribuição de material informativo, serão apresentadas performances das drag queens Bianca Sherman Brasil, Nycole Ruy Barbosa e Pathyelle Hair. Elas se apresentarão ao longo da programação da noite, entre as atrações da cultura popular maranhense. A iniciativa é da Sedihpop e Secretaria de Estado da Cultura (Secma), em parceria com o Conselho Estadual LGBT+, Observatório de Políticas Públicas LGBTI+ do Maranhão, Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça/MA, Fórum LGBT e Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-MA.

Barraca da Sedihpop no Arraial

A Sedihpop está participando do Arraial do Ipem desde a abertura, no dia 4 de junho. Um grande número de pessoas já passou por lá e além de conhecer a atuação da Secretaria, também aproveitaram para fazer fotos no painel de Direitos Humanos e postar nas redes sociais.

No local é possível conhecer as ações desenvolvidas de Criança e Adolescentes, Pessoa Idosa, Pessoa com Deficiência, Povos e Comunidades Tradicionais, População LGBTQIA+, Indígenas Povos de Terreiro, Enfrentamento à Pobreza, Educação em Direitos Humanos, Mediação de Conflitos Fundiários, Combate ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas. Além disso, a Sedihpop oferece serviços de denúncias, por meio da Ouvidoria de Direitos Humanos, Juventude e Igualdade Racial; de apoio às vítimas de violência, através do Centro de Apoio às Vítimas (CEAV); e de acessibilidade com a Central de Interpretação de Libras (CIL).

Para mais notícias, nos siga nas redes sociais @direitoshumanosma.