Santa Inês completa 56 anos de emancipação, nesta terça-feira (14)

Ao longo dos anos, Governo do Estado vem desenvolvendo ações e obras que beneficiam e proporcionam qualidade de vida à população, em áreas como: saúde, educação e infraestrutura. 

Localizada na região central do estado, Santa Inês (distante 250 km da capital) comemora nesta terça-feira, dia 14 de março, 56 anos de emancipação política, com uma programação festiva que inclui alvorada, missa em ação de graças, solenidade, entrega de títulos e registros de regularização fundiária, inaugurações e shows. 

O município, que foi desmembrado de Pindaré-Mirim em 1967, tem uma população de cerca de 89 mil habitantes, conforme o Censo 2019, e possui localização privilegiada, com acessos rodoviários (BR-316 e BR-222), ferroviário (EFC) e aeroviário (Aeroporto Regional João Silva). A ‘Princesa do Vale do Pindaré’, como é conhecida, tem recebido importantes obras do Governo do Estado em áreas, como: infraestrutura, saúde e educação.

Somente no último ano, na área da saúde, o Governo do Estado promoveu edição do programa Mais Cirurgias, realizando procedimentos oftalmológicos; entregou uma unidade móvel da Clínica Sorrir, para serviços odontológicos; e inaugurou  o Instituto Médico Legal (IML), na Coheb.

Também foi implementado o atendimento especializado para gestantes de alto risco e ambulatório pediátrico de síndromes gripais na Policlínica de Santa Inês. O equipamento, que possui dois anos atendendo tanto ao município, quanto a outras oito cidades do Vale do Pindaré, já contabiliza centenas de milhares de atendimentos.

A educação foi ainda mais fortalecida com a entrega do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Bilíngue; a partir da doação de transporte escolar; da Implantação do Colégio Militar 2 de Julho e anúncio da adequação da Escola Municipal João Paulo também ao modelo educacional.

Em busca da garantia da segurança alimentar e nutricional aos santa-inesenses, o Governo inaugurou o 103° Restaurante Popular em Santa Inês, que oferta 1.500 refeições ao dia. Desta forma, as famílias que mais precisam passaram a ser amparadas pela maior rede de restaurantes populares da América Latina.

Ainda como parte dos avanços em segurança alimentar, o Governo do Maranhão também entregou o novo Mercado Público de Santa Inês. A partir do novo espaço, foi possível fortalecer, além da segurança alimentar, a cadeia produtiva do município.

Na área da cidadania, a partir de Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Prefeitura de Santa Inês e o Governo do Maranhão, para concessão de título de Regularização Fundiária, os poderes Municipal e Estadual tem conseguido garantir mais segurança jurídica, acesso a serviços públicos, valorização de imóvel, regularização fiscal, melhoria da qualidade de vida e, sobretudo, redução de conflitos.“Tenho afirmado repetidamente minha intenção de valorizar os municípios, ampliando a atuação do Estado e dando seguimento à gestão municipalista. Tenho plena convicção de que a cooperação com as cidades resulta em uma melhora na qualidade de vida de todos”, afirmou o governador Carlos Brandão, que confirmou presença na festividade da cidade.