O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Shows e EventosÚltimas Noticias

Sanfoneiro maranhense Andrezinho e banda “Os Tropix” abrilhantam  “Dominguinho” na Arena DUX  comemorando o dia dos pais com o melhor do forró

O jovem e talentoso sanfoneiro maranhense Andrezinho, abre o show do “Domiguinho” neste domingo (10/08) na Arena Dux com o show “Andrezinho convida: Encontro de Sanfonas” que reunirá grandes sanfoneiros da ilha.

Andrezinho começou a tocar aos 5 anos de idade, inspirado no seu avô Raimundinho Lima, um dos grandes mestres sanfoneiros do Maranhão e do tio Rui Mário Lima. Seu primeiro show da carreira foi no Teatro Arthur Azevedo onde brilhou tocando “Asa Branca”.

Hoje aos 24 anos, Andrezinho já participou de 20 festivais de instrumentais & de Fomento a cultura nordestina, e ganhou destaque como o 1º lugar no Festival de Feira de Santana  (Bahia) na categoria nacional, “JAZZ & BLUES” com o tema “Andrezinho convida Nelson Faria”, Festival “SOTAQUES DE SANFONA”, idealizado em Belém do Pará em homenagem ao seu ídolo Dominguinhos.

Também participou do “Festival de Acordeonistas do Lucindo” com participações de todos os sanfoneiros maranhenses. E o Festival Nacional “Sertão Central” , idealizado no Ceará, Andrezinho ficou entre os 20 melhores sanfoneiros do Brasil.

A primeira gravação em 2014 do seu instrumental “Fole de Cuica” foi no álbum “Confusão” do artista maranhense Carlos Cuíca.  Lançou instrumental em 2017/2018 por meio do álbum idealizado pelo SESC. Lançou seu primeiro clipe do Single ”Calmaria”, em 2020.

Além de cantor, músico, Andrezinho ainda é compositor e tem projetos de música instrumental como “Andrezinho e sua sanfona” e “Andrezinho & Quarteto”.

Esse ano ele abriu o show de Geraldo Azevedo em São Luís pela DUX Produções e foi muito elogiada e agora promete um grande show abrindo o Dominguinho de João Gomes, Mestrinho e Jota.Pê.

Andrezinho aproveitou o Dia dos Pais e convidou a geração de sanfoneiros da família para o show. “Nós pensamos em algo familiar né já que celebraremos o amor a família no dia dos pais. O show contará com algumas composições dos clássicos, do forró, Gostoso Demais, Eu só quero um Xodó, Proibido Cochilar, Esperando na Janela. Serão três sanfoneiros do palco: eu, meu irmão Vinicius e meu avô,” destaca o cantor.

“Além disso prestaremos uma homenagem ao grande mestre Severino Dias de Oliveira, paraibano mais conhecido como Sivuca, que levou o som da sanfona brasileira para o mundo e que tem na data do seu aniversário, 26 de maio, a data criada por lei, como o Dia Nacional do Acordeonista!, mostrando a força da música do Sanfoneiro Maranhese, finalizou Andrezinho ressaltando que a banda ainda conta com a participação de sua mãe e grande incentivadora IVA Lima, além do tio Zé Bombeiro, seu irmão caçula Davi, de 12 anos já é pianista, Samuel Jafé, na guitarra, Valdico Monteiro, Vinicius e Reinan, nas percussões.

Quem fechará a noite do show Dominguinho com grande estilo prestando ainda mais homenagens aos clássicos nordestinos são “Os Tropix”, com o show “Os Tropix Cantam o Nordeste”. A banda é uma das mais recentes revelações do cenário maranhense que prometem, numa pegada aconchegante do forró, celebrando os grandes mestres da música nordestina.

Depois de fazer sucesso em São Luís com tributos a grandes nomes da música brasileira, a banda “Os Tropix” acaba de fazer um lindo tributo no Teatro Arthur Azevedo que terá sua segunda edição em agosto, diante do sucesso de estreia, onde a banda trouxe versões e releituras inéditas do antológico “Clube da Esquina”.

Formada em 2022, a banda “Os Tropix” é formada por Gabriel Leandro, Gabriel Ferreira, Vik Nobre, Lucas Leal e Leonardo Lucena, junto aos músicos convidados Ricardo Sandoval (percussão), Matheus Pinheiro (Teclados), Gabriel Oliveira (Trompete) e Jadi Seguins (Trombone). 

“Os Tropix” ganharam notoriedade com os seus primeiros shows em tributo aos artistas Jorge Ben, Tim Maia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Novos Baianos e Clube da Esquina. Agora eles lançaram o primeiro single do grupo e estão preparando o primeiro álbum da banda.

“Nós ficamos felizes em poder presentear os maranhenses com duas grandes revelações da música feita aqui, prestando essa homenagem à música nordestina, ao forró e aos grandes mestres como Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Sivuca e Jackson do Pandeiro, Fagner, Gil”, destacou Fernando Teixeira, Diretor da Dux Produções.