Saiba os diferenciais do programa jovem aprendiz e confira as 10 melhores empresas que ofertam vagas

Num cenário onde o desemprego é uma forte realidade, o programa Jovem Aprendiz é crucial. Para os jovens, as vagas jovem aprendiz são uma excelente oportunidade de trabalho e experiência profissional. Para empresários, é uma cultura da empresa mais forte.

Acontece que, apesar das empresas serem obrigadas a contratarem os jovens aprendizes, isso é algo benéfico para elas. Afinal, é menor o custo envolvido e se trata de uma oportunidade de ouro de desenvolver o jovem na sua cultura.

Mas esse não é o único diferencial do Aprendiz Legal. Prossiga com a leitura do artigo e aproveite para conhecer as empresas que fazem parte do projeto!

Um pequeno resumo sobre o programa Jovem Aprendiz

“Os mais afetados pela recessão e pelo desemprego são os mais jovens.” (Claudia Gasparini)

O Jovem Aprendiz, ou Aprendiz Legal, é um programa apoiado na Lei da Aprendizagem que trabalha pela inclusão social. Ele funciona estabelecendo que empresas de médio e grande porte contratem, obrigatoriamente, jovens aprendizes.

Esses jovens devem ter:

  • Entre 14 e 24 anos (caso seja deficiente, não há limite de idade)
  • Matrícula e participação no ensino fundamental ou médio
  • Bom desempenho escolar e profissional na empresa em que for contratado

Para entrar numa empresa, o jovem se inscreve num programa de aprendizagem, realizado por instituições profissionalizantes. Essas instituições fazem uma ponte entre ele e as empresas que devem contratar aprendizes.

Dessa forma, o programa promove uma formação teórica na instituição e uma prática, colocando o jovem em alguma empresa.

Como funciona o Jovem Aprendiz?

O programa é regulamentado pela Lei da Aprendizagem, que estabelece um contrato de trabalho com carteira assinada de 2 anos. Esse prazo pode ser estendido pela empresa ou encerrado antecipadamente, dependendo da atuação.

A carga horária do jovem é de 4 a 6 horas diárias, de forma que o emprego não atrapalhe a escola. Caso já tenha concluído o ensino básico, pode trabalhar por 8 horas diárias.

Durante o trabalho, consegue um salário-mínimo hora, seguro desemprego, vale transporte, férias, 13º, FGTS e outros benefícios!

Quais são os diferenciais do programa Jovem Aprendiz?

Como ferramenta de inclusão social, o Jovem Aprendiz é um programa carregado de uma série de diferenciais. Alguns dos muitos que podemos citar são:

  • Formação da cultura da empresa: a empresa que contrata um jovem aprendiz tem a chance de formar um profissional ideal. Isso significa que ele estará totalmente inserido na sua cultura
  • Oportunidade de trabalho: o programa garante a chance do primeiro emprego ao jovem, que assim consegue experiência profissional para outras oportunidades
  • Imagem da empresa: ao contratar jovens, você promove melhoria socioeconômica no país, o que melhora a imagem empresarial
  • Menor custo: a empresa que contrata só paga 2% do FGTS, é isenta de multa rescisória e não se preocupa com aviso prévio remunerado
  • Formação profissional: o jovem empregado acaba tendo uma formação completa com conhecimentos práticos e teóricos!

Quais são as principais vagas no Jovem Aprendiz?

Considerando os benefícios, muitas empresas oferecem vagas. Confira aqui as principais opções!

  1. Correios: aqui, os jovens trabalham com a movimentação de cartas, pacotes e encomendas, assim como no suporte ao cliente e tarefas administrativas
  2. Caixa: na Caixa, o jovem atua na área administrativa e de serviços bancários
  3. Bradesco: é possível atuar nas áreas administrativas, de serviços bancários, seguros e atendimento ao cliente
  4. Banco do Brasil: o Banco do Brasil emprega aproximadamente 4000 menores aprendizes por todo o país.
  5. Itaú Unibanco: aqui é mais uma oportunidade de atuar nas áreas administrativa e de atendimento ao cliente
  6. Embraer: a fabricante de aviões também oferece oportunidade em suas fábricas e escritórios
  7. Braskem: a empresa do Grupo Odebrecht, especialista na produção de polímeros e biopolímeros, também traz oportunidades de trabalho
  8. Ambev: a maior cervejaria do mundo também participa do programa Jovem Aprendiz
  9. Cocamar: você também encontra no programa a dona de marcas como Purity Soja, Café Maringá, Made in Roça, etc
  10. Porto Seguro: por fim, a maior seguradora do Brasil também dá chances para jovens aprendizes

Conclusão

O programa Jovem Aprendiz é o responsável por introduzir os jovens no mercado de trabalho. Por ser tão benéfico, atrai grandes nomes da indústria, permitindo então que os jovens ganhem uma excelente primeira experiência profissional!