Sagrima viabiliza reunião do BNB com produtores de abacaxi de São Domingos para acesso ao crédito.

Uma boa notícia para os produtores de abacaxi do município de São Domingos do Maranhão: o Banco do Nordeste (BNB) voltou a financiar a produção. O retorno do crédito foi conseguido após intermediação do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima) junto ao banco de fomento. Esta semana foi realizada uma reunião de trabalho para tratar sobre o assunto, na sede da agroindústria de polpas do município de São Domingos, e 11 produtores já tiveram seus pedidos aprovados.

A pauta da reunião já havia sido discutida, no mês passado, com a participação do secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, José Antônio Heluy, que interveio junto ao BNB para que houvesse este novo ciclo de financiamentos.

“A reimplantação do crédito para a cultura do abacaxi em, São Domingos, é muito importante. O município é o maior produtor de abacaxi do estado, com 35 milhões de frutos por ano e com tendência de crescimento. Mas para isto os produtores precisam de crédito. Então nos reunimos com o BNB em busca deste apoio para a produção, seguindo a orientação do governador Carlos Brandão”, assinalou José Antônio Heluy.

Participaram da reunião de trabalho o secretário de Agricultura de São Domingos, Astolfo Seabra Segundo; o gestor da unidade da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) de Presidente Dutra, Sebastião Wagner Urbano; o agrônomo e diretor do Instituto Maranhense do Abacaxi (Imaba), Geovane Andrade; e a agente de desenvolvimento do BNB em Presidente Dutra, Katiana Silva, acompanhada de técnicos do banco. 

O diretor do Imaba destacou que o custeio do abacaxi é fundamental para o desenvolvimento do município, já que o cultivo é uma das principais atividades econômicas da região. 
“O BNB não financiava a cultura há aproximadamente 20 anos. Esta retomada é muito importante. Já recebemos o sinal verde para o crédito a 11 produtores”, comemorou Geovane Andrade.

Fique por dentro

O município de São Domingos do Maranhão foi reconhecido como “Capital do Abacaxi”, em junho do ano passado, por meio da Lei Estadual 11.776/2022, sancionada pelo governador em exercício na época, desembargador Paulo Velten. 

Atualmente, cerca de 400 produtores cultivam abacaxi no município, gerando emprego e renda para centenas de agricultores locais. A retomada do acesso ao crédito deve viabilizar a criação de mais empregos na região.