Sagrima realiza capacitação com feirantes do Hortomercado da Cidade Operária

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) promoveu nos dias 9 e 10 de dezembro uma capacitação com os feirantes permissionários do Hortomercado da Cidade Operária em São Luís. A iniciativa faz parte das metas instituídas a Sagrima.

O evento foi realizado no Sebrae do Jaracaty e contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão, Sérgio Delmiro, a secretária de Apoio Institucional, Rosany Aranha, entre outros técnicos que compõem o departamento agrícola da Sagrima.

A capacitação contou com a participação de 118 permissionários dos setores de carnes bovina, bubalinas, suínas e caprinas, além das aves, pescados e lanchonete. Foram 58 permissionários no 1° dia e 60 no 2° dia do evento, que ficou marcado por várias formações.

Durante os dois dias, foram ofertados cursos de boas práticas de manipulação de alimentos, com o palestrante Engenheiro Agrônomo Doutor em Agroecologia, Eduardo Mendonça e também sobre protocolos sanitários ministrado por Douglas Carvalho, coordenador da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde.

“A capacitação foi voltada para que os feirantes possam comercializar seus produtos dentro das normas da Vigilância Sanitária para que o consumidor do Mercado da Cidade Operária, quando da sua inauguração, tenha acesso a um produto de qualidade. Foi um evento de extrema importância, uma das últimas etapas para que seja entregue o mercado à população”, destacou a secretária de apoio institucional, Rosany Aranha.