Giro de Noticias

Sagrima e Piscicultores de Pinheiro dialogam sobre gargalos da cadeia produtiva do pescado

O secretário adjunto de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Ricardo Costa Gonçalves, e o superintendente de Desenvolvimento da Aquicultura, Fernando Bergmann, estiveram reunidos, na última quarta-feira (10), com representantes da Associação dos Produtores Rurais e Piscicultores da Chácara São José para tratar dos gargalos da cadeia produtiva do pescado da região.

A ação já atende às primeiras demandas do Orçamento Participativo do Estado, cujo seminário foi realizado recentemente na cidade de Pinheiro com a participação do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Luiz Henrique Lula, e produtores de mais quatro municípios da região da Baixada Maranhense.

Na oportunidade, os representantes da Sagrima destacaram o apoio do Governo do Estado, por meio da Sagrima, ao desenvolvimento da cadeia produtiva da pesca e planejamento de ações em favor do segmento.

Gargalos

Um dos gargalos enfrentados pela cadeia tem a ver com fakes news relacionadas a doença de haff. Algo que tem afetado significativamente a comercialização dos peixes de criatórios.

Através da Sagrima, o Governo do Maranhão tem realizado investimentos no setor para minimizar os impactos causados pela crise. Por isso, serão tomadas medidas para solucionar os problemas apresentados com a doação de insumos, como ração, kits de aferição de qualidade da água, dentre outros benefícios. 

“Viemos nessa visita ‘in loco’ para ouvir as demandas, discutir as ações e trazer investimentos para apoiar e impulsionar o desenvolvimento dos  piscicultores da região”, enfatizou o secretário adjunto de Pesca e Aquicultura da pasta, Ricardo Gonçalves.  

Para o produtor Francisco Carlos, o encontro foi produtivo. “Foi muito satisfatório para nós, produtores, recebermos a equipe da Sagrima para discutirmos os principais problemas da cadeia produtiva do pescado em nossa região. Tenho certeza que todos que estavam presentes na reunião saíram satisfeitos”, disse.