Sagrima busca parceria com a CONAFER para retomada do programa +Pecuária Brasil no Maranhão

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Diego Rolim, esteve nesta quinta-feira (17) na sede da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (CONAFER), em Brasília. Durante a reunião com o presidente interino do Conselho, Tiago Lopes, o secretário tratou da parceria para a retomada do programa +Pecuária Brasil no Maranhão.

Presente em mais de 3.500 municípios brasileiros, o programa visa promover o melhoramento genético de rebanhos leiteiros e de corte por meio de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), com doações de sêmen para os municípios parceiros.

Para o secretário Diego Rolim, a parceria com a CONAFER trará mais visibilidade e economia para a cadeia leiteira do estado. “Fortalecer a pecuária leiteira é uma das prioridades do nosso governador Carlos Brandão. Por isso, a retomada do programa será de grande ajuda para aumentar a produção do setor, além do crescimento socioeconômico das famílias que dependem dessa produção”, destacou.

Na oportunidade, o secretário explicou os desafios que o Maranhão enfrenta em relação ao melhoramento genético em rebanhos leiteiros por meio de Inseminação Artificial, como a falta de mão de obra capacitada na área de inseminação. Além disso, ele ainda ressaltou os constantes diálogos com representantes da bacia leiteira do estado, bem como o estímulo à criação de cooperativas.

Ainda durante a ocasião, os representantes da CONAFER apresentaram o projeto +Previdência Brasil, em parceria com o INSS Digital. A diretora do +Previdência Brasil, Rafaela Cruz, explicou que o projeto tem como objetivo eliminar as barreiras burocráticas para o acesso aos benefícios e serviços voltados para os produtores rurais.

A diretora também explicou que, ao fornecer agências de atendimento diretamente em comunidades agrícolas, permitirá que os produtores resolvam suas demandas com a previdência sem percorrer grandes distâncias.

Fortalecendo a produção do leite

Desde o início das feiras agropecuárias no Maranhão, a Sagrima vem aproveitando o espaço para dialogar com produtores de diferentes áreas de produção agropecuária. Em Imperatriz, durante a Exposição Agropecuária do município, o secretário Diego Rolim visitou a Associação de Produtores de Leite da Estrada do Arroz (APLEA) e reforçou o apoio do Governo para torná-la uma cooperativa, visando aumentar a produção da região e a renda dos produtores.

Durante a feira realizada em Açailândia, a secretaria promoveu uma reunião para ouvir as demandas e necessidades prioritárias dos produtores de leite do município, com o objetivo de superar as problemáticas presentes na produção e tornar o Maranhão uma referência na produção de laticínios.