.

Sábado é dia de Encontro de Gratidão ao Doador de Órgãos, na Concha Acústica da Lagoa da Jansen

O Governo do Maranhão realiza, neste sábado (25), às 17h, o Encontro de Gratidão ao Doador de Órgãos, na Concha Acústica da Lagoa da Jansen. O evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Central Estadual de Transplantes, é alusivo ao Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos para transplante, celebrado no dia 27 de setembro.

Durante o encontro, a SES concederá menção honrosa às famílias de doadores de órgãos e/ou tecidos. Também será realizado um culto ecumênico e apresentação da banda da Polícia Militar e do Coral Canta Geral, do Hospital de Câncer do Maranhão. A campanha Setembro Verde este ano tem como tema “Doar órgãos é vencer o tempo”.

De acordo com a Central Estadual de Transplantes (CET-MA), no primeiro semestre de 2021 foram realizados três transplantes de rim, um transplante de fígado e 77 transplantes de córnea. Em 2019, foram registrados 25 transplantes de rim, 3 de fígado, 200 de córnea e 2 de tecidos ósseos. Já em 2020, foram 11 transplantes de rim, 2 de fígado, 162 de córnea e seis de tecidos ósseos.