Rosário e região recebem vacinas contra o coronavírus

Foi por automóveis que as vacinas contra o coronavírus chegaram a Rosário e outras cidades da região na manhã desta terça-feira (19).

“É muita emoção saber que agora a gente vai poder salvar muitas vidas”, afirmou Leidiane Paixão, gestora regional de saúde de Rosário.

O Governo do Maranhão começou às 7h desta terça-feira o transporte das vacinas para os municípios. São três aviões, três helicópteros e 30 automóveis fazendo o trabalho.

O responsável pelo transporte até os municípios é o Governo do Estado. E depois a aplicação fica sob responsabilidade das prefeituras.

Públicos

Nesta primeira etapa, são vacinados os grupos determinados pelo Ministério da Saúde. Existem três fases nesta etapa. Na primeira fase, são trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais em asilos; população em situação de rua; população indígena, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

Na segunda fase, são os idosos de 60 a 74 anos. Na terceira fase, são pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave, com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40 (IMC≥40).

A estimativa é de 1,75 milhão de pessoas nesta primeira etapa, ainda sem data prevista para terminar. Os demais serão vacinados após essa fase, em cronograma também a ser definido pelo Ministério da Saúde.