Reunião do Conselho Deliberativo do Fopema destaca ações dos comitês temáticos e planejamento para 2023

Ambiente de discussões e proposições de ações para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Maranhão (Fopema), executado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), realizou, nesta sexta-feira (11), uma nova reunião do seu Conselho Deliberativo.

Em pauta, foram apresentadas e debatidas as ações de cada comitê temático, além do planejamento para a realização da Assembleia Geral do Fopema.

No encontro, foram destacadas as ações dos comitês de: Tecnologia e Inovação; Compras Governamentais; Investimento e Financiamento; Acesso a Mercados; Desoneração e Desburocratização; Disseminação e Informação; e Capacitação Empreendedora.

A secretária adjunta da Micro e Pequena Empresa da Seinc, Luzia Rezende, destaca que a proposta da reunião foi de ouvir as sugestões anunciadas pelos comitês temáticos, como forma de preparação para a Assembleia Geral.

“Tivemos a reunião do conselho e foi bastante produtiva. Nela, apresentamos as ações aos conselheiros dos comitês temáticos, discutimos os assuntos e eles trouxeram sugestões. Esse nosso alinhamento é um preparativo para a Assembleia Geral, onde apresentaremos, para todos os componentes do Fopema, as ações realizadas e o planejamento para 2023. Vamos realizar ainda mais ações que possam impactar no dia a dia da micro e pequena empresa”, destacou.

A secretária adjunta, além de frisar a necessidade de capacitação dos empresários e de criar novas estratégias, anunciou a realização da Assembleia Geral para o dia 12 de dezembro.

Pedro Igor Silva, coordenador do comitê temático Tecnologia e Inovação, representando a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), pontuou sobre o Fopema também ser esse espaço de fortalecimento das empresas já tradicionais no Maranhão.

“A gente deixa a porta do comitê aberta para todas as entidades, para que possamos ouvir as sugestões e amadurecer para decisões maiores até a Assembleia Geral. Precisamos fortalecer as empresas tradicionais que já existem em nosso Estado e acho importante, também, estarmos juntos dando atenção especial aos diversos públicos componentes”, afirmou.

O coordenador destacou também a realização de eventos, como o ‘Talk de Negócios – Empreendedorismo & Inovação: cases de sucesso no Maranhão, que integrou a programação da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SNCT) e foi marcado pela troca de conhecimento sobre a importância da tecnologia para alavancar negócios e, ainda, sobre a apresentação das formas de investimento no segmento por meio de programas e editais.

Também participaram da reunião representantes da: Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema); Associação Comercial do Maranhão (ACM); Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA); e Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE/MA).

Fopema

O Fopema foi criado pela Lei Estadual nº 11.334, de 27 de agosto de 2020, em consonância com a Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, e a Lei Estadual nº 9.529, de 23 de dezembro de 2011. Recentemente, o fórum realizou uma avaliação dos seis meses de comitês temáticos.

Além dos já citados, também integram o fórum os seguintes órgãos e entidades: Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP); Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe); Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidário (Setres); Federação das Associações Empresariais do Maranhão (Faem); Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA); Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem); e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Maranhão (Sescap-MA).