.

Retrospectiva Shopee 2021: os queridinhos dos #ShopeeLovers

Com um ano cheio de campanhas especiais, milhares de cupons de desconto e de frete grátis para seus consumidores, a Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, divulga uma retrospectiva do consumo no marketplace em 2021. Entre os principais destaques de vendas estão as máscaras descartáveis, que também foi o produto que ficou mais tempo nos best-sellers, já o item mais buscado na plataforma foi vestido e a categoria que mais vendeu foi Saúde e beleza. Outro grande destaque é o sabão em pó que foi o produto mais vendido pelos afiliados da plataforma. Entre os itens mais inusitados que fizeram sucesso estão os fidgets toys, brinquedos para aliviar o estresse.

“O comércio eletrônico já faz parte da rotina dos consumidores brasileiros pela conveniência e facilidade. A Shopee veio para deixar essa experiência ainda mais segura e divertida. Nossos consumidores puderam se divertir em mais de 50 milhões de horas jogadas nos games da plataforma em 2021. Além disso, conquistaram 16 bilhões de Moedas Shopee nos jogos e também em compras”, destaca Felipe Piringer, responsável por marketing e estratégia na Shopee Brasil.

Ranking dos top produtos vendidos em 2021:

  1. Máscara descartável
  2. Sabão em pó 
  3. Cápsula de café
  4. Papel de parede
  5. Touca de cetim 
  6. Desodorante 
  7. Bala de gelatina 
  8. Máscara para limpeza facial 
  9. Ring light de mesa
  10. Fone de ouvido sem fio

Ranking dos top vendidos mês a mês:

  1. Janeiro: máscara descartável e relógio inteligente
  2. Fevereiro: máscara descartável e papel de parede 
  3. Março: máscara descartável e sabão em pó
  4. Abril: máscara descartável e cápsula de café
  5. Maio: máscara descartável e esponja elétrica massageadora
  6. Junho: máscara descartável e underwear masculina
  7. Julho: máscara descartável e touca de cetim 
  8. Agosto: máscara descartável e sabão em pó
  9. Setembro: papel de parede e desodorante 
  10. Outubro: bala de gelatina e máscara para limpeza facial 
  11. Novembro: desodorante e underwear masculina 
  12. Dezembro: máscara descartável e bala de gelatina

Entre os mais buscados na Shopee estão: vestido, bolsa, cropped, tênis, fone de ouvido sem fio, blusa feminina e calcinha. As categorias com mais destaque foram a de Saúde e beleza, Casa e decoração; seguida de Celulares e acessórios e Moda. 

Além disso, entre os produtos mais inusitados os fidget toys (ou pop-its), ring lights de pôr do sol e esponja massageadora de polvo bombaram na Shopee. São Paulo foi a cidade que mais comprou na plataforma, seguida do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Na seção da Shopee Oficial, dedicada a grandes marcas, a Jequiti e a Nestlé foram as campeãs de vendas, com colônias e chocolates nos produtos mais vendidos.

Redes sociais e entretenimento

As entregas frequentes de pacotes dos #ShopeeLovers renderam vários memes nas redes sociais em 2021. Além disso, entre os conteúdos com mais engajamento estão os milhares de cupons de desconto que os consumidores puderam aproveitar, a parceria com o influenciador Rico Melquiades que bombou após o programa A Fazenda, e a estrela da campanha 9.9, o Jackie Chan. Na Black Friday, a Larissa Manoela estrelou as peças do período e seus dois vídeos foram os mais assistidos no YouTube da Shopee com mais de 43 milhões de visualizações. 

Ao todo, foram cerca de 7 milhões de novos seguidores em todas as redes sociais da marca (Instagram, Facebook, Twitter, Tiktok, Kwai e Telegram).

Experiência de compra fácil e segura

Para comprar na Shopee, basta baixar o aplicativo na App Store ou na Google Play Store e se cadastrar. A plataforma aceita pagamentos via boleto bancário, PIX, cartão de Débito Caixa e cartão de crédito com parcelamento em até 6x sem juros. E, para garantir mais segurança aos vendedores e consumidores, o e-commerce conta com a Garantia Shopee, uma ferramenta exclusiva que retém o pagamento do produto até que o consumidor receba o que comprou em perfeitas condições. Os consumidores conseguem verificar as avaliações do produto e da loja, além de tirar dúvidas via chat da plataforma com os vendedores antes da compra.