Remo, conheça melhor essa prática

O remo é um esporte praticado em barcos estreitos em rios, no mar, em lagos ou pistas construídas especialmente para isso. Também tem se tornado bastante popular em academias e até mesmo em casas através do uso de simulador de remo.

Durante a prática são usados os seus braços, troncos e pernas para se mover. Por isso mesmo é um esporte muito procurado por quem quer trabalhar o corpo inteiro. Na água os atletas se sentam de costas para a chegada, e podem ainda contar com equipes de até oito pessoas.

História

É possível encontrar referências à prática como conhecemos hoje no antigo Egito, e na antiga Roma. Porém apesar das semelhanças com o esporte que conhecemos hoje, os nomes dados são diferentes. Foi só a partir do século XVIII na Inglaterra onde surgiram competições como as que conhecemos hoje em dia.

Com a modernização na Inglaterra o esporte começou a ser disputado no meio acadêmico e de outros eventos mundiais. Em 1870 o remo passou a ser popular também nos Estados Unidos e no Canadá.

No Brasil existem registros da prática desde 1566 com disputas entre portugueses e franceses. Mas as competições como conhecemos hoje começaram mesmo a partir de 1983 na cidade de Santos e Porto Alegre, e depois partiu para outras cidades do país.

Atualmente o esporte faz parte de campeonatos mundiais e dos Jogos Olímpicos. O remo conta com inúmeras modalidades olímpicas. Na categoria masculina são oito (Skiff simples, Skiff duplo, Skiff duplo leve, Skiff quádruplo. Já na feminina são seis, (Skiff simples, Skiff duplo, Skiff duplo leve, Dois sem timoneiro, Quatro sem timoneiro e Oito com timoneiro).

Remo seco ou remo indoor

Se você se interessa por remo, porém não pode praticar o esporte, seja por não ter fácil acesso a água, ou para um barco, essa pode ser uma boa opção. É possível, através de um aparelho chamado simulador de remo, fazer o mesmo exercício em casa ou na academia.

A prática tem ganhado cada vez mais adeptos graças a popularização do aparelho e a facilidade de uso. Além disso, o esporte traz diversos benefícios para a saúde. Todos os grupos musculares, como braços, costas, tronco, abdômen e pernas são usados durante o treino. Da mesma forma como seria caso estivesse remando ao ar livre.

O exercício é recomendado para aqueles que buscam melhorar o condicionamento cardiorespiratório e aumentar sua resistência muscular. A prática ainda pode ser bastante divertida para quem gosta do esporte e já praticou ou tem vontade, mas nunca pode experimentar na água.

Benefícios do remo para a saúde

O remo é uma atividade que trabalha o corpo como um todo. O seu grande foco está na região do core, que envolve o abdômen, a lombar e o quadril. Assim como as costas, os braços e as pernas. Considerado um exercício aeróbico, pode ajudar a melhorar o seu condicionamento físico e VO2 (indicador da aptidão aeróbica).

Apesar de ser bastante completo, o remo é uma prática bastante segura, com baixo risco de lesões. Os treinos são bastante intensos, e é possível queimar em torno de 600 calorias por hora. Além de favorecer a perda de gordura, o exercício ainda promove o ganho de massa muscular. Entre os seus benefícios estão ainda melhor coordenação motora e a flexibilidade.