Rede estadual de ensino terá Busca Ativa Escolar com apoio do UNICEF

Com intuito de constituir uma rede de promoção da assiduidade e do combate ao abandono e evasão nas escolas estaduais, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) implementarão, na Rede Estadual de Ensino, a Busca Ativa Escolar em Crises e Emergências. A estratégia será apresentada na próxima quarta-feira (30), às 10h, pelo canal do YouTube da Seduc, aos gestores escolares.

Com agravamento do risco da evasão escolar e abandono no período de pandemia da Covid-19, o UNICEF fez uma adaptação para tornar o Busca Ativa uma ferramenta mais estratégica no enfrentamento e prevenção da exclusão escolar e para promoção da assiduidade dos estudantes. Nesse sentido, para alinhar as ações e minimizar os efeitos danosos do novo coronavírus à trajetória acadêmica dos estudantes, a Seduc, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-MA), com apoio do UNICEF/Brasil, ampliará para Rede Estadual de Ensino (tempo parcial e integral) o Busca Ativa Escolar. 

O Maranhão já desenvolve a Busca Ativa Escolar desde 2019, no âmbito do Pacto pela Aprendizagem e do Selo Unicef, nos municípios. Mais recentemente, em parceria com o Instituto Sonho Grande, as escolas em Tempo Integral (IEMAs e Centros Educa Mais) também iniciaram o Projeto Ligação do Bem, com o objetivo de fomentar a Busca Ativa e evitar a evasão escolar. 

Para efetividade da Busca Ativa Escolar da Rede Estadual, a Seduc contará com a participação dos professores, gestores, supervisores escolares, apoios pedagógicos, coordenadores de área das escolas, que serão fundamentais para a identificação dos alunos infrequentes que potencialmente tendem abandonar a escolar. 

Cronograma

Após apresentação da estratégia Busca Ativa Escolar aos gestores escolares, a Seduc realizará, de 05 a 09/10, o cadastro dos professores (agentes comunitários) e equipe gestão (técnicos verificadores) em uma plataforma específica. No dia 16 (sexta-feira), acontecerá o webinário: “Gestor escolar na função do técnico verificador”, e no dia 30/10, mais um webinário com o tema: “Professor na função de agente comunitário”, ambos no canal da Seduc no YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.