Receita de Natal: Com o aumento dos preços, lombo vira estrela da ceia de Natal

Com o aumento da inflação e o preço das carnes subindo a cada dia, os cortes suínos viram os grandes protagonistas na ceia de Natal. Desbancando os tradicionais bacalhau e peru, é a vez do lombo suíno. Acompanhando a movimentação dos mercados, o Chef Melchior Neto ensina receita deliciosa e prática de Lombo ao molho de Abacaxi. Perfeita reunir a família toda na virada de Natal ou almoço.

Confira a receita completa.

Receita Lombo Suíno ao molho de abacaxi
Por Chef Melchior Neto

Ingredientes

Para o lombo

– 1 peça de Lombo suíno

– 60 g de Alho

– 200g de Cebola

– 100 ml de Limão Siciliano

– 300 ml de suco de Laranja

– 200 ml Shoyo

– 20g Páprica defumada

– Pimenta do reino a gosto

– Sal de ervas a gosto

Para o molho de abacaxi

– 1 Abacaxi

– 60 ml de Azeite

– 10g de Salsinha

– 50g de Açúcar mascavo

– 500 ml de Caldo de legumes

– 200 ml de Molho Shoyu

– 80g de Gengibre

– 80g Farinha de trigo

– 70g Manteiga

– Sal Floral a gosto

Modo de preparo do Lombo Suíno
Tempere o lombo com sal de ervas, pimenta do reino, páprica defumada, cebola, alho e misture com o suco de laranja, limão e o shoyo. Adicione o tempero batido no lombo e deixe marinando de um dia para o outro. Asse a carne até chegar a temperatura interna de 75Cº. Aproveite o caldo do cozimento para fazer o molho               

Modo de preparo do molho de abacaxi
Corte o abacaxi em rodelas, besunte com azeite e grelhe. Depois, refogue o abacaxi em cubos, adicione o açúcar mascavo e o caldo do cozimento do lombo. Acrescente o shoyu e o caldo de legumes e reserve apurar os sabores.
Mixe o molho e passe na peneira, (Roux) Para encorpar o molho, acrescente 80g de farinha de trigo e 70g de manteiga. Faça uma pasta com a farinha e manteiga, adicione ao molho e deixar cozinhar em fogo baixo por 15 minutos.