Raimundo Penha reúne entidades para debater turismo no Quilombo Urbano de São Luís
Entidades quilombolas, do movimento negro, da sociedade, representantes de cooperativas de transporte, agentes de viagens e vereadores participaram do painel temático ‘Quilombo Urbano São Luís, para debater a inclusão da área em roteiros de turismo da capital. O debate foi proposto pelo vereador Raimundo Penha (PDT) e teve participação do presidente da casa legislativa, Francisco Chaguinhas (Podemos), conduzindo a sessão. O roteiro é realizado mensalmente no bairro, saindo da Praça Benedito Leite, no Centro Histórico, durante a Feirinha São Luís, e inclui visitas na Camboa, Diamante, Liberdade e Fé em Deus.
“Precisamos ter pessoas como Raimundo Penha, um vereador jovem, atuante e que muito honra essa casa legislativa. E destacamos a presença de todos, mostrando a importância desta discussão para avançarmos no desenvolvimento deste que é o maior quilombo da América Latina e que deve ser valorizado em sua cultura e essência. A Câmara está para apoiar essa iniciativa”, pontuou o presidente da casa legislativa, Francisco Chaguinhas.
“Agradeço à presença de todos, do nosso presidente Francisco Chaguinhas cuja participação torna nosso painel mais grandioso. Já demos início a essa proposta, em transformar o Quilombo Urbano da Liberdade em roteiro de turismo, que não será apenas para o turista, mas, para os moradores. Com essa concepção, será possível garantir mais infraestrutura para os bairros que compõem a área. O morador que frequenta a região será o beneficiado diretamente com essa proposta”, pontuou o vereador Raimundo Penha.
Do trabalho que vem sendo conduzido no bairro, o vereador citou a manutenção e colocação de luminárias mais modernas; a construção da escadaria; ações de pavimentação; a transformação de uma escola em Central de Turismo e Cultura, que é administrado pela própria comunidade, entre outras benfeitorias. “Estou muito feliz com as melhorias que essa proposta ainda trará ao bairro Liberdade, mas, já me sinto satisfeito por ver o que os moradores já conquistaram. Esse é o primeiro ano do roteiro e sei que faremos outro e teremos o que comemorar. Parabéns ao bairro da Liberdade”, observou Raimundo Penha.
Na ocasião, foram apresentados slides mostrando as atividades do projeto e o impacto para a comunidade. Nesta etapa, é feito monitoramento do roteiro e apresentação aos guias de turismo e agentes de viagens e ainda, plano para execução de obras na área. Também foi anunciada a presença de agentes turísticos de São Paulo para prestar consultoria aos agentes locais. A proposta inclui oficina, lazer, entretenimento, economia criativa e outras atividades.
O secretário municipal de Turismo, Saulo Santos, participou do painel expondo as potencialidades do roteiro e parabenizando a iniciativa do vereador Raimundo Penha. “Esse roteiro foi criado por todos que pensaram melhorias para o quilombo urbano de São Luís. Conhecemos todos que fazem parte desse lindo quilombo que agora é tema de nossa plenária. O vereador Raimundo Penha fez toda a questão de estar conosco nesse processo, que envolve a comunidade, o poder público, os profissionais do turismo para que possamos entender melhor a dinâmica do quilombo em São Luís. É uma honra ser integrante dessa belíssima ação que referencia nossa capital e nossa gente”, explicou o gestor.
Reconhecimento nacional
O roteiro do Quilombo Urbano da Liberdade foi destacado nacionalmente como um dos melhores do Brasil, concedido pelo Prêmio Basztroa de Sustentabilidade, maior reconhecimento do segmento existente na atualidade. A cerimônia foi realizada no maior aquário de água doce do mundo, o Bioparque Pantanal, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A premiação, promovida pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo com apoio do Ministério do Turismo, contemplou vencedores em homenagem aos 10 anos do evento, além de conferir menções honrosas.
Criação
A Fundação Palmares, por meio da Portaria nº 192, de 13 de novembro de 2019 reconheceu a Liberdade como comunidade remanescente de quilombo. O Território Liberdade Quilombola foi o primeiro quilombo urbano reconhecido no Maranhão e sua área abrange cinco bairros de São Luís – Liberdade, Camboa, Fé em Deus, Diamante e Sítio do Meio – com uma população de cerca de 160 mil moradores, constituindo-se num dos maiores quilombos urbanos da América Latina. Com esse reconhecimento, é possível ter políticas públicas, de infraestrutura e qualidade de vida voltadas especificamente para a comunidade.