Raimundo Penha destaca implantação do programa Maranhão Livre da Fome em São Luís e anuncia ações na área da Educação
Na sessão ordinária desta segunda-feira (12), o vereador Raimundo Penha (PDT) usou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís para destacar a implantação do programa Maranhão Livre da Fome na capital maranhense. O parlamentar participou do lançamento da iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, e enfatizou a importância de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e à superação da vulnerabilidade social.
“No evento, encontrei outros colegas vereadores e vi um projeto que há muito não víamos ser implantado em nossa capital: um programa de distribuição de renda com foco estruturante”, afirmou.
Segundo o vereador, a ação já beneficia cerca de 4 mil famílias, com características semelhantes ao Bolsa Família, mas com alcance ampliado. Além da transferência de renda, o programa inclui acesso a serviços de saúde, como odontologia e oftalmologia, capacitação profissional e parcerias com a iniciativa privada.
“É um projeto que oferece não só o auxílio financeiro, mas ferramentas reais de transformação. Vi empresários se comprometendo a abrir portas para essa mão de obra qualificada. Isso é tirar a pessoa da dependência e oferecer autonomia. É um modelo que precisa ser reconhecido e fortalecido”, frisou.
Como presidente da Comissão de Direitos Humanos, Políticas para Idosos, Mulheres, Crianças e Pessoas com Deficiência da Câmara, Penha relatou que o colegiado tem analisado a carência de novas políticas públicas nessas áreas. “Esse programa vem preencher um vácuo. Por isso, sugeri aos secretários presentes a realização de um painel ou audiência pública aqui na Casa para aprofundar a discussão e contribuir com melhorias.”
O vereador também chamou atenção para a necessidade de incluir famílias que estão no Cadastro Único, mas que ainda não recebem o benefício. “Muitas famílias estão aptas, mas não entram automaticamente. Precisamos acompanhar isso de perto.”
Educação
Raimundo Penha também informou sobre reunião recente com a secretária municipal de Educação, Caroline Marques. Ele agradeceu pela receptividade e comunicou que, ainda nesta semana, fará visitas técnicas com equipes da pasta a unidades escolares da região do São Bernardo.
“Tratamos da reforma de escolas e da possibilidade de construção de uma creche de tempo integral para atender os bairros da Forquilha, São Cristóvão e adjacências. Um dos entraves é a disponibilidade de terreno, mas estamos avançando no diálogo”, concluiu.