RaiaDrogasil incorpora entregas com bicicletas elétricas e fortalece pilar de redução de GEE

Visando ampliar as ações que contribuem com a neutralidade global de carbono, a RD-RaiaDrogasil está investido em um novo modelo de delivery: a utilização de veículos não poluentes para prestação de serviços de entregas, entre eles as  bicicletas assistidas por motores elétricos e por baterias carregadas por fontes renováveis, as chamadas “e-cicletas”.

Com projeto piloto implementado em Uberlândia, a partir de abril de 2021, a meta da companhia para este ano é a de que metade da quilometragem total percorrida seja realizada unicamente por veículos não poluentes. Para isso, a marca prevê a ampliação desse modelo de operação para cinco outras cidades: Araguari (MG), Uberaba (MG), Ribeirão Preto (SP), Goiânia (GO) e Brasília (DF).  Nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE), as entregas são feitas por bicicletas tradicionais.

A modalidade inovadora e sustentável reforça a agenda dos seus oito objetivos e 35 compromissos de sustentabilidade para 2030, divididos em três pilares principais: Pessoas, Negócios e Planeta mais Saudáveis. Dentro desse contexto, a empresa tem a missão de promover em seus projetos e ações os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Entre os benefícios das entregas com as e-cicletas estão o baixo custo de operação e manutenção, a poluição zero e o fato de que este meio de transporte é adequado a pessoas de qualquer idade ou classe social, além de proporcionar mais saúde e de melhorar as opções de mobilidade urbana. O projeto piloto também mostrou que a modalidade viabiliza um volume de entregas por hora bastante satisfatório.

“Com o objetivo de, até 2030, sermos o grupo que mais contribui para uma sociedade mais saudável, essa é uma das múltiplas oportunidades geradas e novas fronteiras que exploramos para alinhar o nosso discurso à prática”, ressalta Giuliana Ortega, diretora de Sustentabilidade da Raia Drogasil.

Uberlândia

Em 2021, a RD realizou, apenas em Uberlândia (MG), 4.631 entregas com veículos que têm zero emissão de carbono. E mais de 90% dos pedidos foram atendidos por e-cicletas, moto ou carros elétricos, num total de 4.271. Com a ação, a RD evitou que 1,116 tCO2e fossem lançados à atmosfera, caso as mesmas entregas fossem realizadas por motocicletas. 

Além de mais ecológica, as entregas com veículos elétricos também favorecem a diversidade: 32% das entregas por e-cicletas foram realizadas por mulheres. No âmbito geral, 94,6% das entregas nas grandes cidades do Brasil são feitas por homens, de acordo com uma pesquisa do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp (Cesit – Unicamp), de 2020.

O projeto piloto para incorporação das entregas com e-cicletas à operação da RD-RaiaDrogasil, visando uma prestação de serviços inovadora, sustentável e justa, foi viabilizado por uma parceria com a Delinti, uma logtech focada em serviços de “last mile”. Hoje, 100% das lojas na cidade mineira contam com essa modalidade de entrega.

Sobre a RD-RaiaDrogasil – A RD – Gente, Saúde e Bem-Estar foi formada em 2011, por meio da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam mais de 200 anos de história no varejo farmacêutico brasileiro. Com o propósito de “cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida”, o grupo tem acelerado, desde 2020, sua estratégia de saúde, com aquisições de startups e o lançamento da Vitat, ecossistema de saúde integral que promove serviços e programas focados em alimentação saudável, exercícios, sono, saúde mental e promoção da saúde. O grupo também possui as marcas próprias Needs, Vegan by Needs, Nutrigood, Triss e Caretch, além do próprio marketplace, voltado para produtos de saúde, bem-estar e beleza. Com presença em todos os Estados, a empresa conta com 2.500 farmácias distribuídas pelo País e prevê a abertura de 260 farmácias em 2022. Em sua estratégia de ESG (ambiental, social e governança), a RD tem como meta ser a empresa que mais contribui para uma sociedade saudável no Brasil, com ações divididas em três pilares principais: Pessoas, Negócios e Planeta mais Saudáveis. A RD ainda é signatária da ONU Mulheres (e dos Sete Princípios de Empoderamento Feminino); membro fundador da Rede Empresarial de Inclusão Social (Reis); membro do Movimento pela Equidade Racial (Mover); do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+; e do Women on Board.