Rádio Timbira é homenageada pela Assembleia Legislativa

A sessão desta sexta-feira (10), na Assembleia Legislativa do Maranhão foi marcada por momento de homenagem à Rádio Timbira, que completou 80 anos. A emissora de rádio é a mais antiga em funcionamento no Maranhão. A condecoração é uma mostra da valorização do trabalho desenvolvido pela rádio, ao longo de suas oito décadas. A proposta da homenagem partiu do deputado estadual, Duarte Junior.

O diretor-geral da rádio Timbira, Robson Paz, pontuou o momento de alegria e honra pela homenagem. “Um sentimento que toma conta de todos que fazemos parte da Timbira e esse reconhecimento da Assembleia Legislativa, para nós, representa o reconhecimento de mais de sete milhões de maranhenses, a esse trabalho que vem sendo desenvolvido em favor da cidadania. A rádio leva informação sempre com muita verdade e credibilidade para nossa população”, disse. 

Paz lembrou da reestruturação da emissora. “O resgate desta importante emissora, que tem, em idade, quase a metade da história do Maranhão, foi possível graças ao investimento e apoio irrestrito que tivemos do governador Flávio Dino. Essa homenagem valoriza o conjunto de profissionais que se dedicaram à rádio Timbira e hoje, fazendo com que a população tenha a garantia do direito à informação e a liberdade plena de expressão, portanto, construindo cidadania”, destacou. 

Robson Paz concluiu agradecendo à honraria prestada pela Assembleia Legislativa e o apoio à informação apurada. “É motivo de muita honra e responsabilidade, pois, nos fortalece nesse momento em que a comunicação, sobretudo os meios de massa, precisam tanto combater essa onda de notícias falsas que temos no país. Informações verdadeiras salvam vidas, portanto, uma grande importância para todos nós essa homenagem”, enfatizou.

A Rádio Timbira se consolida, com a adaptação às mudanças tecnológicas e presença em várias plataformas midiáticas, como aplicativos e redes sociais da internet. Antes, denominada Rádio Timbira AM, com a ampla participação da emissora nas mídias sociais, em um grande processo de modernização da rádio, em 2017, passou a se chamar Nova 1290 Timbira AM. 

O deputado estadual, Duarte Júnior, pontuou a concessão da maior honraria da casa legislativa à rádio. “A Timbira recebe essa importante medalha, em um momento onde há uma indústria da mentiras, de fake news. A homenagem à rádio se estende também ao jornalismo, que tem a função de informar, empoderar as pessoas e garantir ao cidadão a informação com base em fatos verdadeiros. Me orgulho muito de ter sido o autor dessa justa e necessária homenagem”, enfatizou o parlamentar.

O radialista José Raimundo Rodrigues, que integra a equipe da rádio Timbira, avaliou a  homenagem como um reconhecimento ao trabalho prestado pela emissora no Maranhão. “É muito importante e uma homenagem mais do que justa e merecida. A rádio tem a tradição de ser a primeira emissora do estado e ter se transformado em uma grande universidade do rádio”, disse. Ele lembrou que pela emissora já passaram grandes nomes, como o saudoso Lauro Leite, que tem nome de um estúdio da rádio; Herbert Fontenelle e tantos outros. “Nomes que dignificaram a radiofonia maranhense”, frisou. 

José Raimundo destacou ainda a modernização da emissora. “Hoje, temos uma rádio moderna muito bem equipada pelo governador Flávio Dino, que possui as novas mídias em destaque. A Timbira presta grandes serviços aos telespectadores e conta com a audiência dos ouvintes. É uma rádio completa e que tem o prazer em servir ao povo do Maranhão, assim como temos um orgulho muito grande em fazer parte desta emissora”, pontuou.

A modernização agrega investimento tecnológico, melhoria dos estúdios, novos equipamentos e implantação de novo parque de transmissão. A reestruturação começou em 2015, quando o governador Flávio Dino decidiu resgatar a emissora, que foi sucateada ao longo dos anos anteriores. 

A mais antiga emissora do Maranhão é, até hoje, escola para diferentes gerações de profissionais da comunicação do estado.