Quebra-cabeça para o professor: Com 3 titulares lesionados, Tite tem trabalho para escalar Brasil contra Camarões
Classificado para as oitavas de final, o Brasil faz uma copa impecável até o momento e tem o melhor início no torneio desde 2010. Nos 2 primeiros jogos, a seleção marcou 3 gols e não sofreu nenhum. Richarlison, do Tottenham, e Casemiro, do Manchester United, foram os principais responsáveis pelas vitórias brasileiras.
Porém, uma leva de lesões preocupa a comissão técnica para o andamento da competição. No jogo de estreia contra a Sérvia, o craque Neymar teve uma entorse no tornozelo durante o segundo tempo. Com o pé inchado, o atleta precisou ser substituído e saiu de campo chorando.
Além do camisa 10, o lateral-direito Danilo também sofreu um trauma no tornozelo no jogo contra os sérvios. O problema é que o treinador Tite já havia feito as 5 substituições e o jogador precisou permanecer em campo lesionado até o apito final.
Dias após o primeiro jogo do campeonato, a lesão no ligamento do tornozelo de ambos os atletas foi anunciada oficialmente pelo departamento médico da seleção brasileira. O comunicado apontou que Neymar e Danilo não jogariam mais a primeira fase da competição.
Para o jogo de segunda-feira, 28, contra a Suíça, Neymar nem saiu do hotel, para fazer um tratamento especial de fisioterapia. Já Danilo viu de perto o Brasil bater a seleção europeia pelo placar magro de 1 a 0.
O destaque negativo da partida válida pela segunda rodada do grupo G, foi Alex Sandro, que após uma atuação consistente, saiu com dores musculares no quadril esquerdo. No dia seguinte ao jogo, o atleta passou por uma avaliação e na ressonância foi detectada uma lesão.
A chuva de desfalques na seleção brasileira preocupa a comissão técnica de Tite, que terá trabalho para montar o time nos próximos jogos. A próxima partida será sexta-feira, 2, às 16 horas (Horário de Brasília), no estádio Lusail.
Jogo de estreia
No primeiro jogo do Brasil na Copa do Catar, Tite foi a campo com uma escalação mais ofensiva e surpreendeu grande parte dos torcedores. Os 11 iniciais foram: Alisson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, Alex Sandro, Casemiro, Lucas Paquetá, Neymar, Vinícius Junior, Raphinha e Richarlison.
O time apresentou um futebol muito dinâmico e alegrou quem estava assistindo. As entradas de Rodrygo, Antony, Gabriel Jesus, Fred e Gabriel Martinelli, agregaram e contribuíram para os primeiros 3 pontos no torneio.
Porém, com as 5 mudanças precoces, o lateral Danilo teve que continuar em campo machucado, agravando ainda mais sua lesão.
O jogo terminou 2 a 0 com os 2 gols de Richarlison.
A classificação
O jogo da classificação veio 4 dias após a estreia. Desta vez, os brasileiros enfrentaram a boa defesa suíça e ganharam pelo placar magro de 1 a 0.
Sem Neymar e Danilo, Tite precisou mudar o estilo de jogo e o time ficou mais pesado. Foram a campo: Alisson, Éder Militão, Marquinhos, Thiago Silva, Alex Sandro, Casemiro, Fred, Paquetá, Vinícius Junior, Raphinha e Richarlison.
O time sentiu a ausência do camisa 10 e apenas após a entrada de Rodrygo, no intervalo, o Brasil começou a jogar para frente. Embora não seja sua função principal, o jovem do Real Madrid, abriu espaços para que os pontas pudessem atacar. Seu companheiro de clube da Espanha, Vinicius Junior, marcou o primeiro gol, que logo foi anulado por conta de um impedimento na origem da jogada.
Porém, no final do jogo, Casemiro acertou um belo chute para classificar a seleção com mais títulos na história dos campeonatos mundiais.
Mesmo com a alegria da classificação, o treinador brasileiro não tem tantos motivos para celebrar, afinal, além de Danilo e Neymar, Alex Sandro deixou o jogo com dores musculares. Já avaliado pelo departamento médico, o atleta não terá condições para jogar contra Camarões.
Último da fase de grupos
O próximo confronto da seleção brasileira é contra Camarões. O duelo será realizado no estádio Lusail, na próxima sexta-feira, 2. O Brasil precisa de apenas um empate para se classificar em primeiro lugar do grupo. Já os camaroneses precisam vencer e ainda contar com um tropeço da Suíça diante dos sérvios.
Devido as recentes lesões, Tite deve escalar um time alternativo, tendo em vista que a seleção já está classificada para às oitavas de final.
A provável escalação é: Éderson, Daniel Alves, Éder Militão, Bremer, Alex Telles, Fabinho, Bruno Guimarães, Antony, Gabriel Jesus, Rodrygo e Gabriel Martinelli.