Qual é a quantidade ideal de protetor solar para a pele?
O uso de produtos para proteger a pele dos raios solares é necessário em qualquer época do ano, afinal o sol de inverno também queima. Mesmo durante as estações mais frias, os cuidados devem continuar, segundo diversos especialistas. No entanto, o que pouca gente sabe ou comenta é que existe uma quantidade ideal para garantir a eficiência do protetor solar na hora da proteção.
Primeiramente, vale destacar que o protetor solar não é apenas um creme que protege contra queimaduras. Em matéria de combate ao envelhecimento, o produto tem uma função importantíssima, já que ele permite retardar a degeneração celular causada pela radiação do sol. Além disso, quem o utiliza está combatendo o ressecamento da pele, lesões pré-cancerosas e o próprio câncer de pele, além de irritações e manchas.
A fim de garantir o bom desempenho dos bloqueadores, especialistas no assunto orientam sobre a quantidade ideal para manter a pele saudável e bem protegida.
Quanto de protetor solar é preciso passar para proteger a pele?
Antes de tratar especificamente sobre a quantidade de creme, lembre-se de que o primeiro dado que deve ser observado está no Fator de Proteção Solar (FPS). Todas as embalagens de protetores solar contam com essa descrição em evidência no rótulo ou etiqueta.
Segundo informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o mais indicado para os brasileiros é comprar bloqueadores que apresentem, pelo menos, FPS 30. Contudo, existe protetor solar que oferece até 90 de FPS e o número deve estar de acordo com a indicação de um dermatologista. Isso significa que cada pessoa e cada tipo de pele apresenta uma necessidade de fator diferente.
Cálculo do FPS é feito com base na quantidade de creme aplicada
O que pouca gente sabe é que o índice de proteção está diretamente ligado à quantidade de protetor solar aplicada sobre a pele. Assim, de nada adianta comprar um produto com altíssimo FPS e utilizar uma quantidade insignificante do produto.
Felizmente, especialistas em dermatologia estabeleceram uma medida considerada segura para garantir a eficiência do bloqueador contra os raios do sol. Essa quantidade é equivalente a 7 colheres de chá de protetor solar no corpo inteiro. Ou seja, você deve espalhar esse mesmo teor de produto em todas as partes do seu corpo.
Aliás, vale reforçar que é preciso proteger a pele mesmo em dias nublados ou que aparentam pouca presença de luz solar. Existem peles que são mais sensíveis, mas, de modo geral, a radiação solar é imperceptível e afeta a pele mesmo quando não há queimaduras ou sinais claros de que isso acontece.
Uma dica para garantir a quantidade ideal de protetor solar está em adquirir bisnagas avulsas para completar com as sete colheres de sopa do produto. Assim, você saberá que está protegido ao usar a quantia indicada pelos especialistas em dermatologia. Aplique o creme com ênfase nas partes do corpo que estão mais expostas à luz no dia a dia.