.

Quais os tipos de pneus para carros e para que servem?

O pneu é um dos itens essenciais para que seu carro possa rodar. Responsável por fazer a ligação entre a roda e o solo, ele tem a principal função de trazer estabilidade, conforto e segurança para todos os passageiros. 

No mercado existem milhares de modelos e tipos de pneus. E você sabia que seu carro precisa de um pneu adequado ao aro e dimensão da roda dele? Você não pode colocar qualquer pneu, é necessário colocar o pneu adequado para as medidas exigidas pelo fabricante. 

Acompanhe e veja as principais dicas para escolher o pneu correto, saber para que eles servem e ter condições de escolher o mais indicado. 

Pneus disponíveis no Brasil

No Brasil existem alguns tipos, tamanhos e larguras de pneus disponíveis.

Nos automóveis nacionais, geralmente eles possuem as seguintes medidas: 165/70 R13, 175/70 R13, 175/70 R14, 175/65 R14, 185/65 R15, 195/55 R15 e 195/55 R16.

Modelos médios geralmente utilizam os 205/55 R16, 215/50 R17 e 225/50 R17. Os SUV compactos começam com o 205/65 R15, 205/60 R16 e 215/65 R16, enquanto os SUVs médios utilizam os pneus 235/60 R17, 265/65 R17, 225/55 R18.

Para que você possa identificar qual pneu é o correto para seu veículo, existem marcações nos pneus e rodas, e são essas marcações que determinam qual pneu você deve escolher.

Porém, o modo de escolher o pneu não é só pela medida e largura. Existem alguns tipos de pneus para determinados tipos de terrenos que você irá rodar.

Acompanhe abaixo e confira os principais que encontramos no nosso dia a dia!

Pneu Off-Road

Para os pneus off-road, a sua estrutura é feita de maneira mais reforçada, e em sua construção é colocada mais borracha, deixando o modelo mais robusto, maior e com mais “carne” na rodagem.

Esses pneus possuem características de ter cravos, desenhos maiores e mais robustos, tudo para que seu carro desempenhe com maior facilidade os terrenos adversos, como lama, terra, poças d’águas, pedras, terrenos escorregadios, etc.

Pneus Mistos

Esse tipo de pneu é muito comum em carros de uso do dia a dia. Eles trazem em suas características uma bandagem com uma quantidade de borracha considerável, onde o condutor pode utilizá-lo tanto fora de estradas quanto em pistas e rodovias. 

Pneus convencionais

Esse modelo de pneu é muito utilizado por carros de produção em massa. Ele pode ser facilmente encontrado em lojas de pneus em Florianópolis, ou em qualquer loja que faça vendas desse tipo de equipamento.

Ele costuma ter sulcos e desenhos menores, trazendo maior aderência ao solo, com melhor desempenho e também consegue melhores médias de consumo de combustível. 

Pneu Remold

Os pneus remold ou pneus recauchutados, como são chamados, possuem as características de ser um pneu que já foi usado, porém, ele possui uma ótima estrutura, necessitando assim apenas de uma nova banda de rodagem (onde fica os sulcos do pneu). 

Esse tipo de pneu é muito usado por ter um preço de mercado menor e com um custo-benefício que os motoristas julgam compensador.

Os pneus remold podem ter um perigo escondido em sua conformação. Eles podem ter sido removidos da maneira incorreta e consequentemente trazer problemas futuros. 

Pneus esportivos

Essa categoria de pneus é utilizada em sua grande maioria por veículos de alta performance, onde sua estrutura é toda voltada para o alto desempenho. Com os sulcos e desenhos projetados para ter melhor proveito e também menos atrito com o solo, acaba traduzindo a potência do motor para os pneus.

Esse pneu possui um custo maior em relação aos pneus convencionais. Os pneus esportivos possuem estrutura reforçada e toda sua construção é voltada para supercarros.

Pneu Verde

Os pneus verdes são pneus que recebem tecnologia de ponta para que seja feito com componentes que não agridem o meio ambiente. Ele possui em sua composição materiais reciclados e com componentes reutilizáveis.

Os fabricantes garantem que esse tipo de pneu, além de não agredir o meio ambiente, faz com que o veículo economize combustível ao emitir menos gases poluentes e fazendo com que os componentes mecânicos tenham uma vida útil maior.

Para escolher o pneu correto para seu carro você deve se atentar a alguns itens essenciais para garantir que tenha um ótimo desempenho, melhor aderência ao solo que ele será exposto, maior durabilidade, maior conforto e maior segurança. 

Veja os principais itens a serem considerados:

  • Qual terreno o pneu vai ser usado?
  • Qual o clima do local onde o pneu vai ser usado?
  • As dimensões dos pneus estão corretas?
  • A marca do pneu é compatível?

Respondendo algumas destas questões acima, você consegue ter um pneu bom, duradouro e de muita qualidade. 

Opte por comprar pneus em lojas especializadas, que ofereçam garantia para possíveis defeitos. Assim, os pneus do seu veículo não lhe trarão surpresas desagradáveis.