Provas do SEAMA são aplicadas para estudantes do 5º do Ensino Fundamental e 3º do Ensino Médio
As avaliações do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA) seguem a todo vapor. Nesta terça-feira (31), foram aplicadas as provas dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio das escolas da rede pública estadual e municipais de ensino. O SEAMA iniciou nesta segunda-feira, 30 de agosto, com a avaliação de estudantes do 9° ano, e segue até o dia 2 de setembro com aplicação das provas para estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
Em todas as etapas do SEAMA, estão sendo esperados 325 mil estudantes para fazerem as provas. Destes, 87,5 mil são da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual e 238 mil são das redes municipais. Estão sendo aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, com foco em interpretação e resolução de problemas.
“O SEAMA já é uma realidade dentro da rede estadual, é a nossa segunda edição e só não tivemos em 2020 por conta da pandemia, mas necessariamente a avaliação é para averiguar a qualidade do ensino ofertado e obviamente a aprendizagem adquirida pelos estudantes, para que possamos tomar novas medidas”, explicou a supervisora de Gestão de Ensino da Seduc, Adelaide Diniz.
No Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho, a comunidade escolar sinalizou de forma positiva pela aplicação das provas. Para a estudante Stefani Alves, 17 anos, as provas do SEAMA vêm em momento oportuno. “Neste momento de retomada das aulas presenciais, essa prova vem em hora bem importante para testar os conhecimentos dos estudantes, para ver como está o seu aprendizado, e para que o Governo do Estado possa investir cada vez mais em Educação”, expressou.
A gestora do CE Cônego Ribamar Carvalho, Davina Jansen, acredita que por meio da avaliação SEAMA, novas estratégias de ensino serão aplicadas para melhorar a qualidade do ensino no Maranhão. “O SEAMA é muito importante para a nossa escola, porque serve para diagnosticar o nível do aluno, avaliar as nossas estratégias e planejar outras para o fortalecimento da Educação em todo o Estado”, ressaltou.
A Seduc deseja com a aplicação do SEAMA fornecer subsídios necessários para que as escolas públicas das redes estadual e municipais de ensino possam redirecionar seus projetos e ações pedagógicas, visando maior eficácia de suas intervenções no processo de ensino e aprendizagem, garantindo uma educação de qualidade para todos os estudantes do Maranhão.
A estudante do CE Cidade de São Luís, Débora Sophia de Jesus Rêgo, 17 anos, ressaltou a importância da avaliação para os estudantes. “Hoje nós fizemos a prova do SEAMA para saber como estar o nosso desempenho escolar. A prova é importante para nos ajudar não apenas agora, mas também para outras avaliações, como o ENEM, e assim saberemos o que corrigir, estudar, e melhorar o rendimento educacional. O SEAMA tem grande importância para a nossa escola e também para todos os estudantes do Estado do Maranhão”, exprimiu.
Sidney de Oliveira Santos, professor do CE Cidade de São Luís, reconhece a importância da aplicação das provas nas escolas. “A gente sabe da importância do SEAMA para as escolas da rede estadual. Avaliar o desempenho dos estudantes é fundamental para a gente proceder como profissional da educação, e também para auxiliar os estudantes nesse desenvolvimento educacional. A gente agradece o Governo do Estado, a Secretaria de Educação, por promover o SEAMA dentro do nosso estado”, exprimiu.
O Gestor do CE Liceu Maranhense, Deurivan Sampaio, expressou sua satisfação pela aplicação do SEAMA. “A avaliação nesse momento é muito especial, porque nós ficamos um ano, quatro meses e 13 dias com o ensino remoto. O aluno está sendo recebido agora com a aplicação dessa prova, para sabermos o seu nível de proficiência em Português e Matemática e planejar ações pedagógicas que possam corrigir qualquer distorção”, proferiu.
Nesta quarta-feira, 1º de setembro, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental de 2.100 escolas farão as provas na disciplina de Língua Portuguesa; esses mesmos alunos fecham a série de avaliações no dia 2 de setembro, com a aplicação das provas de Matemática. As provas têm duração de 2 horas.