O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Tecnologia

Proteja seus dados: dicas essenciais para manter sua privacidade digital

Fique atento, proteja seus dados e aumente sua privacidade com dicas infalíveis

A evolução da tecnologia trouxe ao mundo uma ferramenta que viria a se tornar nosso maior aliado na vida e no trabalho: o smartphone. Infelizmente, esse aliado também veio com um grande risco, que é o aumento no número de ataques on-line, roubo de dados e sites falsos.

Você provavelmente conhece alguém que sofreu algum tipo de golpe, seja ao fazer o download de um arquivo, seja por cair num aplicativo falso. Esse tipo de roubo tornou-se comum à medida que os smartphones se popularizaram.

Hoje em dia, modelos como o Samsung Galaxy A15 já oferecem até medidas de proteção como o Samsung Knox, que mantém o celular protegido contra ataque e fornece uma proteção de fábrica para manter seus dados seguros.

Por outro lado, a maior proteção que seu aparelho pode ter não vem do fabricante e, sim, de você mesmo. Quer manter seu aparelho protegido contra ataques e deixar seus dados longe de golpistas? Então, venha conosco e aproveite as dicas para manter seu celular seguro.

Cuidado nas senhas

Não adianta negar: você provavelmente tem o hábito de usar a mesma senha em vários aplicativos e sites. Esse método é bem prático e evita o risco de esquecer uma senha, mas oferece riscos enormes.

Se você usa a mesma senha em contas bancárias diferentes, um hacker que invadir e descobrir a senha em um aplicativo pode acessar todas as suas contas. Portanto, evite ao máximo utilizar senhas óbvias como “123456” ou o seu próprio nome.

Dê preferência a senhas que reúnam muitos caracteres alfanuméricos e sejam difíceis de adivinhar — como 3st@ S3nhA, por exemplo. E se você tem medo de esquecê-las, utilize um gerenciador para guardar suas senhas com segurança e evitar ter que criar novas a toda hora.

Autenticação de dois fatores (2FA)

Criar uma senha forte e segura é importante, mas ela é apenas uma camada de segurança. E assim como as defesas de um castelo, sua conta precisa ter mais de uma camada de proteção contra acessos maliciosos.

Por isso, a melhor forma de reforçar a segurança é a autenticação de dois fatores, o famoso 2FA. Ela adiciona uma camada extra de segurança através do uso de um aplicativo de autenticação externo, como Google Authenticator ou Authy.

Em uma conta com 2FA, quando você faz login com a sua senha, o site vai pedir outra forma de identificação antes de acessar sua conta, que geralmente é o código gerado no aplicativo 2FA. Como esse dispositivo é vinculado ao seu telefone, ninguém a não ser você pode ter acesso, o que impede a ação de qualquer hacker.

No entanto, evite ao máximo utilizar telefone ou e-mail como 2FA, pois se alguém clonar seu cartão SIM ou invadir seu e-mail terá acesso aos códigos. Escolha sempre serviços como o Authy ou o Authenticator, que oferecem mais segurança.

Não confie em toda Wi-Fi…

As redes Wi-Fi públicas podem nos ajudar bastante quando estamos sem internet móvel e precisamos de um lugar para acessar algo. No entanto, o fato de serem públicas apresenta um risco enorme para a segurança dos seus dados.

Essas redes geralmente são 100% abertas, ou seja, não possuem senha de acesso como a Wi-Fi da nossa casa. Por isso, qualquer pessoa pode entrar nessa rede e instalar algum programa malicioso que rouba as informações de quem utilizar a rede para acessar dados sensíveis, como o internet banking da sua conta.

Por isso, jamais utilize Wi-Fi em locais abertos, como shoppings e aeroportos, para acessar informações sensíveis. Dê preferência a locais com conexões protegidas ou utilize a rede de dados móveis sempre que possível.

… exceto com VPN

Se você tem mesmo que utilizar uma Wi-FI pública de forma urgente, há uma maneira de evitar sofrer ataques: instalando uma VPN no seu dispositivo. Sigla em inglês para Rede Privada Virtual, a VPN cria uma espécie de túnel criptografado para proteger todas as suas comunicações.

Dessa forma, você é capaz de “trafegar” por esse túnel com segurança, pois ele funciona como uma barreira que impede a ação de malwares e hackers. Você continua acessando uma rede pública, mas usando uma camada de proteção que impede o roubo de dados bancários e senhas por parte de hackers.

A maior parte dos aplicativos de VPN são pagos via assinatura mensal, mas se você tem uma rotina de viagens e precisa acessar Wi-Fi em locais abertos, ela é a melhor opção para manter você e sua privacidade digital seguros.

Atenção aos sites

Sabe aquele e-mail de propaganda ou “oferta imperdível” que vai direto para a sua caixa de spam? Bem, agradeça por isso, pois o seu provedor de e-mail está te salvando de um dos golpes mais comuns da atualidade: o phishing.

Nesta tática, cibercriminosos geralmente se passam por alguma empresa ou pessoa que você conhece, como o site do seu banco. Eles costumam afirmar que você precisa fazer uma atualização e enviam um link para você acessar. No entanto, este link é falso e serve como uma isca para roubar suas senhas, número de cartão de crédito e outros dados.

Para evitar cair em golpes de phishing, uma das formas mais básicas é verificar com atenção o endereço do remetente do e-mail ou do site suspeito. Os endereços falsos geralmente contêm algum erro de ortografia ou possuem algum link de servidor falso que você pode identificar.

E, por via das dúvidas, nunca clique em nenhum link ou arquivo de sites ou mensagens de e-mail suspeitas.