Promotor maranhense participa de evento alusivo ao Dia da Amazônia
O promotor de justiça de Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural de São Luís e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), Luis Fernando Cabral Barreto Junior, participou, nesta segunda-feira, 5, de uma reunião híbrida em alusão ao Dia da Amazônia, promovida pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).
Representando a Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Fernando Barreto apresentou as perspectivas e projetos para defesa da Amazônia desenvolvidos pela Comissão, bem como traçou a linha do tempo da criação e efetivação da comissão no âmbito do CNMP.
De acordo com o promotor de justiça, a Comissão de Meio Ambiente escolheu o tema da proteção da Amazônia como uma das linhas mais importantes de sua atuação após um rigoroso levantamento da estrutura dos MPs nos nove Estados que compõem a Amazônia Legal. A Comissão trabalha agora para auxiliar e fortalecer o importante serviço prestado pelo Ministério Público à população da região.
Fernando Barreto parabenizou o MPPA pela inciativa do encontro e reafirmou a essencialidade da Floresta Amazônica. “São nesses encontros que temos a oportunidade de discutir e traçar quais são os melhores caminhos a trilhar na busca da proteção da floresta”, pontuou.
A reunião teve ainda a apresentação da “Dinâmica do Desmatamento no Pará: Desafios e Estratégias para o Controle”, pelo pesquisador e analista sênior do Instituto do Homem e Meio Ambiente (Imazon), Paulo Amaral, e dos “Aspectos Práticos para Atuação Ministerial no Enfrentamento de Desmatamentos e Queimadas no Estado do Pará”, pelo promotor de justiça e subcoordenador do Grupo de Trabalho de Enfrentamento aos Desmatamentos e Queimadas no Estado do Pará, Dirk Costa de Mattos Junior.