Projetos sociais apoiados pela Suzano são destaques no Arraiá da Mira 2023

Apoiados pela Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, os projetos sociais: Pindowa, Batuk e Açaí do Km 1700 marcaram presença nos cinco dias de Arraiá da Mira, maior concurso de quadrilhas juninas promovido pelo grupo Mirante em Imperatriz/MA.

Este ano, além do estande institucional da companhia, o público visitante teve a oportunidade de conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos pela empresa na região, que estavam disponíveis para compra na área social do evento. Com mais de 10 anos de atuação no estado, as iniciativas socioambientais da companhia já beneficiaram mais de 130 mil famílias (MA, PA e TO), gerando renda, fomento à educação, valorização cultural e preservação ambiental.

Durante todo o evento, os projetos comercializaram cerca de 9 mil reais em produtos derivados do açaí, coco babaçu, mel e artesanatos em madeiras reutilizadas.

“A Suzano segue focada no compromisso de contribuir com o fortalecimento de projetos sociais que proporcionam experiências transformadoras para a sociedade, por isso vem atuando para fomentar o trabalho desses grupos nas regiões onde atua. A participação em eventos de grande expressão na cidade, não só ajuda no incremento da renda dos beneficiados (as), gera visibilidade para as comunidades, mas também reforça que estamos no caminho certo em nosso compromisso de tirar, até 2030, 200 mil pessoas da linha de pobreza em nossas áreas de atuação”, afirma André Becher, coordenador de desenvolvimento social da Suzano.

Conheça os projetos – O Projeto Pindowa e a Comunidade do KM 1700 são duas das iniciativas presentes no programa de extrativismo sustentável desenvolvidos na região pela companhia – o Pindowa fortalece a cadeia do coco babaçu, por meio do empreendedorismo, trabalhando principalmente com o incentivo de cursos e oficinas voltados ao aprimoramento do artesanato de coco babaçu. De lá são produzidos sabonetes, trançados, cestarias, azeite, óleo, mesocarpo, costura em tecido cru e a produção de flores. Já as ações da comunidade, incorporadas à Associação dos Agroextrativistas Familiares e Solidários do KM 1700, situada na zona rural de Imperatriz, produz e comercializa produtos derivados do açaí, como bolos, pudins, mousse, brigadeiro, pão, cocada, licor, pavê e coffí (café de açaí).

Por meio do programa Colmeias, a Suzano vem incentivando o fortalecimento e o crescimento da cadeia apícola nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. A companhia disponibiliza espaços em suas florestas para atividade apícola, prestando assistência técnica, auxiliando na produção e comercialização dos produtos, aumentando a renda, melhorando a qualidade de vida das populações locais e contribuindo para a proteção das abelhas e do meio ambiente.

O Projeto Batuk, que também esteve presente na festa junina, vem promovendo ao longo dos anos em Imperatriz ações educativas, culturais e incentivo à prática esportiva, com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Realiza oficinas e cursos de construção e reforma de móveis, valorizando a economia circular com a utilização de materiais recicláveis ou/e reuso, além de garantir o incremento na renda dos beneficiados, por meio das capacitações.

Sobre a Suzano

Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a vida a partir da árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br