Projeto vai modernizar gestão administrativa no Poder Judiciário

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) está desenvolvendo o projeto “Modernização da Gestão Administrativa com foco em eficiência e resultados”, em parceria com a Falconi – uma empresa líder em consultoria de gestão no Brasil, reconhecida pelos resultados alcançados em projetos na rede pública e privada. O objetivo é utilizar as melhores referências em gestão pública e privada para atender à demanda da Alta Administração do TJMA em relação à revisão do Planejamento Estratégico; à melhoria da eficiência financeira em receitas e despesas; e à implementação da Gestão de Riscos e Compliance.

O trabalho pretende alçar o TJMA a um novo patamar de gestão, por meio de um processo único de captura e controle de resultados que representa a unidade esperada desse trabalho na centralização dos projetos e ações alinhados aos objetivos do TJMA. 

Lançado no dia 29 de abril pelo presidente do Tribunal, desembargador Lourival Serejo, o projeto tem como principais finalidades direcionar os esforços para os principais objetivos de curto, médio e longo prazo da instituição para o período de 2021 à 2026 do Tribunal; qualificar o gasto público; reduzir a evasão de receitas; implementar Gestão de Riscos e Compliance; implementar sistemas de controle de receitas e despesas desdobrados nos principais processos de trabalho do Tribunal; capacitar a equipe do Tribunal para dar continuidade a esse legado; e valorizar os servidores por meio de uma gestão moderna.

As frentes de trabalho são executadas por meio da atuação dos gestores e equipes dos setores relacionados, subordinadas ao Comitê Deliberativo – formado por membros da Alta Administrativo e ao Comitê Executivo – composto por juízes auxiliares, secretários/secretárias e equipes. Os consultores da empresa contratada podem contatar servidores, servidoras, magistrados e magistradas do Judiciário durante a execução do projeto.