Giro de Noticias

Projeto Tambores: implantação do SAJ Defensorias será retomada em 21 de novembro

As capacitações do Projeto Tambores já têm data para voltar na Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA). A implantação do SAJ Defensorias será retomada no dia 21 de novembro, com o primeiro ciclo de capacitação. Depois, as etapas ocorrerão semanalmente com a inclusão de novas turmas, com previsão para terminar em março de 2023.

“A interrupção das capacitações em março ocorreu justamente para atender essa necessidade dos usuários da DPE/MA em terem uma experiência completa no sistema. Neste período, nossas equipes de desenvolvimento trabalharam para entregar esses dois módulos essenciais para a prestação jurisdicional da defensoria”, explica o head do SAJ Defensorias na Softplan, Rodrigo Stabile.

Os defensores públicos, assessores e estagiários da DPE/MA serão treinados para utilizar o SAJ Defensorias já com os módulos Judicial e Extrajudicial. Assim, estarão aptos para exercerem suas atividades de forma completa, do atendimento ao acompanhamento dos casos.”Esperamos que, com essas novas entregas de funcionalidades e capacitações dos usuários, a adesão à ferramenta seja maior, a fim de que possamos acelerar o processo de transformação digital da DPE/MA, oferecendo uma solução completa para membros, colaboradores e assistidos”, afirma Ian Barbosa, defensor público que tem auxiliado a Administração Superior da DPE/MA no projeto

O novo sistema tem a missão de facilitar a rotina dos defensores públicos e servidores, promovendo troca de conhecimento entre as unidades, melhorando o acesso ao Judiciário e proporcionando a gestão completa dos processos judiciais. 

“Nós teremos um sistema moderno, intuitivo e que atende as nossas necessidades. O SAJ Defensorias traz consigo um legado de 30 anos de experiências da Softplan, com um sistema de gestão processual que chega para facilitar o dia a dia de trabalho em todo o órgão. Mais agilidade na prestação de serviços à sociedade, aumento de produtividade e gestão completa das demandas judiciais”, reforça o defensor-geral Gabriel Furtado.

CAPACITAÇÕES SEGUIRÃO O MESMO MODELO

Com a entrega dos dois novos módulos, todas as turmas que já participaram das primeiras capacitações, interrompidas em março de 2022, passarão pelo processo novamente. O modelo será o mesmo: uma primeira capacitação síncrona por videoconferência seguida por acompanhamento de uso assistido.

O calendário começa no dia 21 de novembro de 2022 já com a etapa-piloto e os dois primeiros ciclos. Até dezembro, serão capacitados 380 usuários de 19 núcleos da Defensoria. Durante a Copa do Mundo, o calendário sofrerá alguns ajustes nos dias dos jogos do Brasil, cujo comunicado será enviado a tempo para os núcleos envolvidos.