O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Projeto Prototipando Sonhos do SESI leva robótica para alunos de escolas municipais do Maranhão

Com o Projeto SESI Prototipando Sonhos, o Serviço Social da Indústria no Maranhão (SESI/MA) leva o aprendizado de robótica onde o aluno está. A unidade móvel chega até as escolas municipais do Maranhão, ofertando treinamento aos professore e estudantes, além de kits para que possam iniciar no mundo da robótica, como já ocorre nas escolas do SESI em São Luís, Imperatriz e Bacabal.  

Neste segundo semestre de 2023, duas unidades moveis do projeto realizarão as ações em vinte e cinco municípios. A primeira cidade a receber o treinamento foi São Luís, com 26 alunos das escolas municipais atendidos pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado a Altas Habilidades ou Superdotação (CAAH/S).  

A gestora do CAAH/S, Sandreliza Mota pontuou a relevância do projeto para os alunos. “O Prototipando Sonhos vem nos ajudar nessa mentoria para esses estudantes. Porque participar do FLL é uma experiência única. Eles estão gostando demais da oficina, só tenho a agradecer ao SESI por esse apadrinhamento que vai colaborar para potencializar o talento deles”, ressaltou. 

O projeto é desenvolvido em itinerância pelos municípios maranhenses, levando as ferramentas de robótica para que crianças e adolescentes se tornem mais produtivos, inovadores e construtores de soluções para a sociedade, como destaca o Superintendente Regional do SESI Maranhão, Diogo Lima. “A proposta do SESI é permitir que esses estudantes sejam inseridos no mundo da robótica de forma saudável e construtiva, equilibrando as exigências de passar conteúdos e conhecimentos, com a necessidade de estimular no aluno a confiança, a autoestima, as competências emocionais e sociais para compreender a si mesmo, interpretar e interagir com a realidade e, assim, superar os desafios da vida e construir o seu futuro sintonizado com as exigências do mercado de trabalho”, afirmou. 

O aluno Renato Mendes falou do sonho em participar de um campeonato e a importância das aulas do projeto. “Sempre gostei desse mundo da robótica. Aqui no centro temos algumas aulas, mas nada comparado com essa experiência desses três dias. Foi muito legal, aprendi muito e espero que possamos competir e quem sabe sermos campeões”, disse. 

Quem também ficou animado com o treinamento foi o aluno Gustavo Silva. “Eu amei o curso e os ensinamentos repassados pelos instrutores. Meu sonho é ser um grande construtor e usar a tecnologia como base para isso. Agradeço ao Centro por essa parceria com o SESI que possibilitou a nossa participação nesse treinamento”, reiterou. 

Metodologia do projeto – As oficinas de robótica funcionam com 12h semanais de modo itinerante, atendendo a um cronograma previamente organizado. As equipes serão definidas pelas escolas apadrinhadas e validadas pelo SESI-MA durante as oficinas no caminhão da ROBÓTICA Itinerante.  

“Então, a ideia aqui é igualar a rede de ensino público à rede do SESI na questão da robótica. Vamos preparar cerca de 100 equipes em 25 municípios até o final do ano para participar do torneio regional em janeiro. E a ideia é que essas equipes sejam bem-sucedidas e consigam classificar para a etapa nacional”, explicou gestor administrativo do SESI Casarão, Gabriel Maranhão. 

Um professor e um assistente técnico fazem parte da equipe de profissionais que compõe o projeto. O caminhão de robótica itinerante é composto de cinco maletas SPIKE (principal); cinco maletas SPIKE (adicionais); um tapete de competição; dez notebooks; bancadas com cadeiras para dez lugares; uma TV de 50 polegadas e armários.