Projeto pela Dignidade Menstrual beneficia jovens de Manaus (AM) e São Luís (MA)

A Americanas S.A. está presente diariamente na vida de milhões de brasileiros e tem um compromisso com a sociedade em promover iniciativas que reduzam as desigualdades no País. Em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), por meio das iniciativas “Água e Higiene nas Escolas” e “Dignidade Menstrual”, do UNICEF, mais de 4.600 adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade foram impactados com ações para promoção da dignidade menstrual nas regiões Norte e Nordeste. Desde 2022, a iniciativa contribuiu também com a instalação de estações de lavagem de mãos em escolas e a distribuição de kits de higiene, beneficiando cerca de 7 mil meninos e meninas.

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Dignidade Menstrual (28), a Americanas e o UNICEF compartilham o sucesso da parceria, que beneficiou 43 escolas de Manaus (AM), São Luís (MA) e seus entornos, impactando a vida de crianças e adolescentes e capacitando mais de 6.800 profissionais de Saúde, Educação e Assistência Social. O projeto está em linha com a frente social da Americanas S.A., com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 e 10, da Agenda 2030 da ONU, voltados para a promoção da educação de qualidade e redução das desigualdades.

“Acreditamos que colaborar com as bases para uma educação digna em comunidades em vulnerabilidade social contribui para o desenvolvimento socioeconômico e a inclusão, com alto impacto nas gerações futuras. A desigualdade social precisa ser combatida com a ação articulada de diferentes agentes da sociedade. E nós estamos fazendo a nossa parte”, afirma Mariana Araújo, gerente de Sustentabilidade da Americanas S.A..

Uma das iniciativas beneficiadas foi o Coletivo Menina Cidadã, localizado em São Luís do Maranhão e composto por jovens da macrorregião da Cidade Operária e Cidade Olímpica que enfrentam juntos a desigualdade social, a falta de informação, o racismo, a violência de gênero e o baixo acesso à educação e trabalho nas suas comunidades. Essas ações ajudam a enfrentar a falta de informação, dando espaço para os adolescentes e jovens ouvirem e falarem sobre dignidade menstrual, desigualdade social, violência de gênero e outros assuntos importantes que afetam esse público.

No Brasil, uma enquete do UNICEF e do Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA, com 1,7 mil adolescentes e jovens que menstruam, mostrou que mais de 60% já deixou de ir à escola ou a outro lugar que gosta devido à menstruação.

“A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de infraestrutura, recursos e até conhecimento por parte de pessoas que menstruam para cuidados envolvendo a própria menstruação. Ela afeta pessoas que vivem em condições de pobreza e situação de vulnerabilidade, por isso, é fundamental ações e políticas de saúde para reverter o quadro de pobreza menstrual do Brasil e garantir direitos a cada pessoa que menstrua no País”, diz Rayanne França, oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF no Brasil.

Outras iniciativas apoiadas

A Busca Ativa Escolar é uma iniciativa do UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), para o enfrentamento a evasão escolar. O projeto visa identificar, registrar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Durante o período de parceria com Americanas S.A., o UNICEF por meio dessa iniciativa, colaborou com municípios e estadospara mapear e rematricular cerca de 32 mil meninas e meninos em situação de vulnerabilidade de 779 municípios da Região Amazônica.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Sobre a Americanas S.A. – A Americanas S.A. é uma varejista centenária, reconhecida pelos brasileiros e com amplo impacto social. Há mais de 10 anos, a companhia desenvolve uma estratégia ambiental, social e de governança alinhada à agenda global, a Agenda 2030, tendo como prioridade cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4, 5, 8, 10 e 13). Na frente social, a Americanas atua na promoção da educação de qualidade e redução das desigualdades e tem o UNICEF como um de seus parceiros estratégicos desde 2019, para acelerar e ampliar o alcance de iniciativas que transformam realidades em todo o Brasil.