Projeto Multiplica Mulher já incentivou a criação de OPMs em mais da metade dos municípios do Maranhão

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), permanece firme no seu propósito de levar políticas públicas para as mulheres em todos os municípios do Maranhão. O projeto Multiplica Mulher propõe a criação de uma rede ininterrupta de opinião, informação e apoio as mulheres em todo território maranhense.

A ideia é promover a troca de experiências e conhecimentos acerca das demandas específicas de cada município, apoiando iniciativas de organizações voltadas para a promoção de pautas femininas, multiplicando os resultados e o alcance dessas ações.  

No início de 2019 haviam apenas 82 OPMs no estado, sendo 9 desativadas. Hoje, já são 125 OPMs, dados que reforçam o compromisso do Governo do Maranhão com as pautas das mulheres, pois, mesmo diante de um cenário de pandemia, conseguiu estimular a abertura de 43 novas OPMs, um aumento exponencial, que já atinge metade dos municípios do Maranhão.  

É de suma importância a realização de ações permanentes e campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher. Por isso, a Secretaria de Estado da Mulher articula e mobiliza junto aos municípios, agendas coletivas, visando o fortalecimento da defesa, valorização e protagonismo feminino.

Para a chefe do Departamento de Gestão e Articulação da pasta, Antonieta Lago, “a aplicação do projeto Multiplica Mulher está sendo muito importante para alcançar todos os municípios do estado, levando políticas públicas para todas as maranhenses. Hoje, através da atuação e estímulo da SEMU, já temos mais da metade dos municípios do estado com seus organismos de proteção a mulher”, destacou.