Projeto “Holandeses mais Saúde” oferece atendimentos gratuitos à população
Oferecer serviços de saúde gratuitos à população ao mesmo tempo em que proporciona um espaço de prática profissional supervisionada aos estudantes. Esse é o objetivo da ação “Holandeses Mais Saúde”, realizada pelo Centro Universitário Estácio São Luís no último sábado (17) em parceria com o Shopping do Automóvel. A próxima edição está prevista para o dia 24 de setembro.
A pró-reitora de graduação do Centro Universitário Estácio, Midori Oshima, destaca os resultados positivos da ação. “É um serviço que fazemos com o coração, porque traz benefícios tanto para a saúde da comunidade quanto para os nossos alunos, que podem colocar conhecimentos em prática, de forma acompanhada e assistida”, explica.
Durante toda a manhã, professores e alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Farmácia e Psicologia realizaram atendimentos de medição de pressão e glicemia, acolhimento psicológico, avaliação física e nutricional, entre outros serviços. Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Stelma Pontes, a ação é uma oportunidade de trazer segurança para a população.
“Além de os alunos poderem entrar em contato com a sociedade e vivenciar a prática do atendimento, levamos segurança para a população, mostrando que estamos atentos às questões de saúde da comunidade”, pontua.
NUTRIÇÃO
Você sabe quanto de açúcar existe em alimentos ultraprocessados, como salgadinhos de pacote ou refrigerantes? E a maneira correta de montar uma refeição equilibrada? Esses foram alguns dos serviços disponíveis de forma gratuita no stand de nutrição montado durante o evento. Já no stand de Educação Física, quem passou pelo Shopping do Automóvel pôde realizar uma avaliação, com aconselhamento para uma vida mais saudável e recomendações preliminares para a prática de exercícios.
Já o stand de Psicologia levou acolhimento psicológico gratuito à população, pautado na campanha do Setembro Amarelo. “Reforçamos o cuidado com a saúde mental. Muitas pessoas da população não conhecem de fato o que é essa campanha, porque falar da saúde mental ainda é um tabu. Esse é o espaço que temos para lembrar que precisamos falar sobre a valorização da vida”, reforça a preceptora de estágio do curso de Psicologia, Jéssica Ferreira.
Quem passou pelo shopping do automóvel elogiou os serviços e a programação oferecida. “Foi muito bom. Todas as pessoas que me atenderam mostraram que entendiam muito bem das coisas. Gostei demais da parte de nutrição, essa parte de como montar o prato. Aprendi que dá para cozinhar até frutas, algo que eu não sabia mesmo já tendo uma alimentação saudável. Agora estou aqui na educação física e achando excelente”, garante o contador aposentado José de Ribamar Barros de Araujo, 75.