Projeto de Yglésio pode regulamentar uso medicinal da Cannabis no MA

O deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) apresentou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 363/2020, que prevê a regulamentação, no Maranhão, do uso das substâncias canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC), para fins exclusivamente medicinais. A proposta aguarda tramitação e deverá entrar em pauta em 2021.

Segundo o texto da medida, passa a ser direito do paciente ter acesso às substâncias citadas, além do direito de recebê-las gratuitamente pelo Estado e por meio da rede privada de saúde vinculada ao SUS. Porém, para que isso ocorra, é necessário o cumprimento de alguns requisitos, como prescrição médica, viabilidade do tratamento por meio de laudos e uma declaração de não possuir condições de pagar pelas substâncias, tendo, assim, o direito de receber gratuitamente.

O objetivo geral do programa é adequar a temática da Cannabis medicinal aos padrões e referências internacionais, como acontece em países como Canadá, Estados Unidos e Israel, proporcionando maior acesso à saúde e atendimento adequado aos pacientes portadores de epilepsia, transtorno do espectro autista, esclerose, Alzheimer e fibromialgia.

No cenário nacional, a proposta do deputado também segue o que já é feito pela Anvisa, desde 2015, quando regulamentou o uso medicinal dessas substâncias, mas solicitando que os pacientes interessados cumpram uma série de requisitos necessários para que eles possam importar os medicamentos, já que, no Brasil, a venda ainda enfrenta burocracias.