.

Projeto de Lei quer instituir Dia da Literatura Maranhense

Um projeto de lei, de autoria do vereador Gutemberg Araújo (PSC), propõe a inclusão do Dia da Literatura Maranhense no calendário oficial de São Luís. O objetivo da instituição desse dia é de fomentar a cultura e a literatura e incentivar produções artísticas. A proposição está sendo apreciada na Comissão de Justiça da Câmara.

“É uma data que visa promover a literatura local. Oportunidade para que bibliotecas, escolas, editoras, órgãos públicos e outras instituições divulguem e possam realizar eventos que discutam ou coloquem em foco as obras de escritores maranhenses”, explicou o parlamentar.

De acordo com a proposição, o Dia da Literatura Maranhense será comemorado, anualmente, no dia 10 de agosto, data em que foi fundada a Academia Maranhense de Letras (AML).

“A escolha da data faz referência ao dia da fundação da Academia Maranhense de Letras, em agosto de 1908, por nomes como Antônio Lobo, Alfredo de Assis Castro, Astolfo Marques, Barbosa de Godóis, Corrêa de Araújo, Clodoaldo Freitas, Domingos Barbosa, Fran Paxeco, Godofredo Viana, I. Xavier de Carvalho, Ribeiro do Amaral e Armando Vieira da Silva. A AML é um importante instrumento para preservação e propagação da rica literatura maranhense e também da cultura do estado”, enfatizou Dr. Gutemberg.