Projeto de lei de Edson Gaguinho visando estimular o tratamento do autismo em São Luís, é aprovado na Câmara

Foi aprovado nesta segunda-feira (03), durante sessão na Câmara Municipal de São Luís, projeto de lei do vereador Edson Gaguinho (DEM) que institui a Semana ARTEA – Arte e Transtorno do Espectro Autista, no calendário oficial do município de São Luís.

O texto do Projeto cita a importância de se reunir todas as linguagens artísticas, no tratamento do autismo. “A existência de uma semana dedicada a estimular a utilização da arte em suas diversas linguagens, como as artes visuais, a música, o teatro e a dança, no tratamento do TEA – Transtorno do Espectro Autista, é de extrema importância”, informa o texto, que ainda traz detalhes de como o projeto vai funcionar.

“Muitas experiências já demonstraram o poder da arte de auxiliar na melhora da comunicação e na integração social de autistas. A Semana ARTEA – Arte e Transtorno do Espectro Autista, fixada no calendário oficial do município, abrirá espaço para que se realizem palestras, encontros, estudos sobre o tema e apresentações de resultados que revelem a força terapêutica que pode ter a arte, quando os portadores de TEA têm a chance de se expressar nas linguagens artísticas que eles escolhem”, explica a justificativa do PL.

O vereador Edson Gaguinho comentou o projeto, aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares. “A proposta do presente Projeto de Lei é acrescentar mais um foco de tratamento do TEA, tendo sido escolhido realizar a referida semana no mês de abril, que já reúne diversas atividades sobre o tema do autismo. Tenho certeza que este projeto é de extrema importância e colaboração. Todo trabalho envolvendo a questão autista deve ser reconhecido e estimulado, pois, o transtorno, comprovadamente, vem acometendo, cada vez mais, um número maior de pessoas. E iniciativas que chegam para ajudar nas demandas que o tema gera, são bem-vindas”, pontuou o parlamentar.