Projeto “Brilha Down” alerta sobre inclusão, protagonismo e visibilidade da comunidade no Dia Internacional da Síndrome de Down

O coletivo Cromossomos+ vai realizar a segunda edição do projeto Brilha Down, uma iniciativa de pais e familiares de pessoas com Síndrome de Down de Imperatriz. O tema deste ano é “inclusão, protagonismo e visibilidade é um direito de todos” e faz alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down.

A programação conta com palestra, desfile e roda de conversa que acontecerão dia 21 de março, às 19h, no Imperial Shopping. A campanha conta com várias personalidades da comunidade como a atriz, modelo e ativista social Isa Matos que está na organização do momento.

“Esse projeto é muito lindo e muitas pessoas precisam ver como podemos fazer tudo” destaca Isa que foi recém aprovada para o curso de Teatro Livre da Universidade Estadual da Região Tocantina, a UEMASUL.

O projeto busca ainda avançar na luta pelos direitos da comunidade: “O Dia Internacional da Síndrome de Down serve como um momento de reflexão sobre a importância da inclusão social, independente das suas diferenças. Uma criança com SD tem a capacidade de se desenvolver, estudar, alfabetizar, formar, trabalhar, precisando apenas de profissionais e familiares que acreditam e se dispõem a auxiliar desde o princípio”, ressalta Ederson Araújo dos Santos, do coletivo Cromossomos+.

Dia 21 de Março

Celebrado no dia 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down faz referência aos três cromossomos no par 21, que caracteriza a condição genética. A escolha da data foi proposta pelo Brasil, e aprovada por consenso pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011. O objetivo da celebração é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar da comunidade de pessoas com Síndrome de Down.