.

Programa Voluntariar da Suzano conta com a participação de voluntários para protagonizar uma mudança positiva na sociedade  

Comemorado no dia 28 de agosto, o Dia Nacional do Voluntariado surge como uma importante data de reflexão sobre a importância da prática voluntária na construção de comunidades mais solidárias e colaborativas. A Suzano, por meio do programa Voluntariar, atua há mais de 20 anos, guiada por seus direcionadores de cultura, promovendo o exercício da cidadania, incentivando e reconhecendo o protagonismo social nas localidades onde atua, trabalhando pela educação, sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão. 

Só no primeiro semestre de 2022, o programa já mobilizou mais de 2.800 pessoas somando mais de 7.000 horas voluntárias dedicadas em 44 unidades da empresa, contemplando escritórios administrativos, centros de distribuição, unidades florestais, operacionais e logística. Foram desenvolvidas várias iniciativas impactando 31 regiões em que a Suzano tem operação. Na Unidade Imperatriz, nos três últimos anos o programa contou com a participação de mais de 800 voluntários(as) que juntos e juntas reforçam o protagonismo social e promovem uma mudança positiva na sociedade. 

Entre as ações estão: o Formare, Contribuindo para o Futuro, Aprender Pra Quê?, Mostre Seu Amor pelo Amor Pelo Rio Tocantins, Voluntariar em Ação e Ações Sociais como Fundo Juntos Somos Mais e doação de sangue na campanha Amigos da Vida.

Na unidade de Imperatriz, um dos impactados pelas iniciativas voluntárias da companhia é Wilson Bruno de Sousa Nascimento. Ele é um dos 118 jovens formados pelo Formare em Imperatriz – a iniciativa, em parceria com a Fundação Iochpe, tem como objetivo capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. Por meio dela, Wilson adquiriu conhecimento e hoje atua como Mecânico de Manutenção na unidade da companhia na cidade. “A minha participação no Programa Formare foi muito marcante, desde o processo seletivo até o dia da formatura. Eu pude adquirir novos conhecimentos e também desenvolver os que já possuía. Tenho orgulho de ter sido um jovem aprendiz, pois é justamente por conta desse período de grande aprendizado, que hoje eu sou um profissional na área da manutenção. Sou imensamente grato a todos os voluntários e voluntárias que contribuíram com toda essa construção, que na verdade, é um sonho realizado”, destaca Wilson. 

Para a Coordenadora do Programa Voluntariar e Projeto de Formação da Suzano, Elisabete Flores Pagliusi, a companhia atua como impulsionadora na transformação de um mundo melhor. “Acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo, e o Voluntariar é formado por pessoas engajadas em diversas áreas e iniciativas voluntárias, que transformam a vida de muitas pessoas nas regiões onde a empresa atua. Isso reforça o nosso propósito de renovar a vida a partir da árvore plantando um futuro e contribuindo para a construção de uma sociedade cada vez melhor para todos e todas”, finaliza. 

A Suzano acredita que o trabalho voluntário é uma das formas de construir um futuro melhor, por isso ainda em 2021 foi uma das empresas apoiadoras da terceira edição da “Pesquisa Voluntariado no Brasil” que traz os resultados de voluntariado de 2021, ano marcado pela pandemia da Covid-19 e pelo fortalecimento da cultura de doação. A pesquisa foi realizada pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e Datafolha, com apoio da Suzano e outras empresas, confira a pesquisa na integra acessando – https://pesquisavoluntariado.org.br/  

Sobre a Suzano 

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br