Programa Suzano de Educação beneficia mais de 50 mil alunos no Maranhão

Nesta quarta-feira, 24 de janeiro, comemora-se o dia Internacional da Educação, data em que se reforça a importância da educação no combate às desigualdades sociais. Como forma de contribuir com a melhoria da educação no estado, a Suzano por meio do Programa Suzano de Educação (PSE), tem investido na qualificação da gestão educacional do ensino público, colaborando com o aprendizado eficaz de jovens e crianças.

Com bons resultados, no ano de 2023 foram beneficiados 50.680 mil alunos, além de 813 educadores maranhenses capacitados, atuando nos municípios de Bom Jesus das Selvas, Açailândia, Cidelândia, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca, Buriticupu e Estreito.

Para Eliane Coelho, Secretária de Educação de Bom Jesus das Selvas, o PSE desenvolve um importante processo de formação para os gestores, técnicos e coordenadores pedagógicos. “Isso tem nos possibilitado desenvolvermos o trabalho com mais autonomia, especialmente no cuidado com o acompanhamento das ações de coordenação pedagógica. Somos gratos e felizes, pelo cuidado desse programa com o desenvolvimento de ações para a melhoria do ensino e da aprendizagem dos estudantes de Bom Jesus das Selvas”, ressalta.

Durante todo o ano, o programa atuou na formação continuada das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, com o intuito de fortalecer a atuação intersetorial e na garantia dos direitos de aprendizagem dos alunos e alunas.

Encontros e capacitações – Ao todo foram realizados 130 encontros formativos, além do acompanhamento em 315 escolas maranhenses e uma série de ações educativas. No final do ciclo de formações, os gestores escolares participaram da apresentação do Seminário Regional de Boas Práticas, um momento enriquecedor, em que os educadores puderam sistematizar, refletir e realizar trocas de conhecimentos construídos ao longo de todo o processo de formação. “Eu sempre acho que estou fazendo uma boa gestão, mas ao participar destas formações, principalmente das presenciais, eu revejo minhas práticas e percebo que tenho muito ainda a fazer. As trocas com os colegas, me trazem muitas ideias de coisas que eu não havia pensado e que posso realizar na escola e com a equipe de professores”, explica Maria Elisangela Novaes, Gestora Escolar do município de São Francisco do Brejão.

Ao contribuir com a melhoria da qualidade da educação nos territórios em que atua, a Suzano em parceria com a gestão pública local, e por meio do PSE, compromete-se a ampliar em 40% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) até 2030. Este indicador é apurado e divulgado a cada dois anos e expressa em valores a qualidade da educação básica no Brasil.

Os últimos dados obtidos em 2021, mostram que o Maranhão obteve 3,7 pontos, em uma escala que varia de 0 a 10, maior nota da história, se comparado as últimas edições do índice. “Estes resultados mostram que estamos no caminho certo, com um planejamento estratégico, participativo, pautado em políticas públicas, garantia de direitos e na busca de uma gestão democrática. Nossa meta em 2024 é fortalecer ainda mais a educação pública e contribuir para a sequência de crescimento da qualidade da educação básica.”, finaliza o Coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano de Imperatriz, Diego Carrara.

Saiba mais – O Programa Suzano de Educação (PSE) é realizado em parceria com a Cidade Escola Aprendiz e Comunidade Educativa CEDAC, está presente em 24 municípios brasileiros, destes, nove estão localizados no Maranhão. O Programa investe no aperfeiçoamento da qualidade do ensino público, por meio da qualificação profissional dos(as) educadores e da participação social. A metodologia parte de um diagnóstico educacional e da priorização de desafios comuns entre grupos de municípios que integram os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) e que juntos constroem soluções para a melhoria da educação no território. Com isso, espera-se contribuir para a diminuição das desigualdades educacionais nos territórios, assegurando a trajetória escolar regular e a ampliação das aprendizagens dos(as) estudantes, com maior participação e engajamento de famílias e comunidades. 

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).  Saiba mais em: www.suzano.com.br