Programa SENAI de Ações Inclusivas forma centenas de maranhenses em 2023 

SÃO LUÍS – O Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) foi lançado com objetivo de promover condições de equidade que respeitem a diversidade inerente a todas as pessoas, visando à inclusão na educação profissional e a ampliação do acesso ao mercado de trabalho, atendendo aos pilares: pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, Gênero, Gerações, Raça e Etnia, assegurando a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.  

Em 2023, os pilares atendidos foram pessoas com deficiência, o público LGBTQIAPN+ e Raça/Etnia, atendendo as demandas de empresas industriais em todo o Maranhão, além de instituições como o Tribunal de Justiça (TJ-MA), o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), entre outros. O programa foi abraçado também pelo projeto da Casa das Mulheres Pretas do Coroadinho, unindo-se ao Programa Transformação no pilar Raça/Etnia.    

Mais de 400 pessoas foram capacitadas no programa, sendo 297 PcD, 97 LGBTQIAPN+, e 25 do pilar Raça/Etnia. Promovendo condições de igualdade e respeitando a diversidade presente no país, o SENAI forma pessoas para o mercado de trabalho incluindo-as com dignidade e mão de obra qualificada.    

“É raro ver projetos voltados para o público LGBTQIAPN+ no Maranhão. Essa iniciativa dá uma grande expectativa de conseguirmos um espaço no mercado de trabalho e a nossa valorização, pois já perdi oportunidades por preconceito. Espero agora novas chances para todos nós”, destaca Camila Aguiar, homem trans aluno de Recursos Humanos do projeto no SENAI CEPT Raimundo Teixeira.   

O PSAI tem a parceria de diversas instituições, que encaminham e recebem demandas para o programa. Assim, faz a ponte necessária para abraçar todos os públicos com cursos e capacitações.    

Em 2024 a expectativa do SENAI-MA é estender ainda mais o PSAI e ter mais abrangência junto as empresas e parceiros, alcançando resultados ainda maiores de pessoas no mercado de trabalho.   

Até 31 de março de 2024, os cursos técnicos do SENAI estarão com uma promoção em que a primeira mensalidade sairá por R$ 79,90, além de cursos gratuitos oferecidos durante o ano todo na loja virtual. Interessados podem acessar o site www.futuro.digitale fazer a inscrição.