Programa Miniempresa da JA Maranhão desperta o empreendedorismo entre estudantes do ensino médio
Estimular atitudes e mentalidades para o despertar do empreendedorismo nos jovens é um dos objetivos da Junior Achievement Maranhão – ONG mundial que busca promover a educação financeira, entre jovens por meio de atividades práticas em instituições de ensino públicas e privadas por meio do Programa Miniempresa, carro chefe dos diversos programas implementados e disponíveis para a classe estudantil.
A edição 2023 do programa está trabalhando com alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, com duração de 15 semanas e encontros semanais. Atualmente, o programa Miniempresa está atendendo 140 alunos distribuídos entre os colégios Educallis (Calhau e Anil), Colégio Militar Tiradentes I, Colégio Objetivo São Luís e Master.
Durante o programa os jovens têm a oportunidade de aprender através da metodologia aprender-fazendo, amontagem de uma miniempresa conhecendo todo o processo de desenvolvimento, como gerenciar um negócio com as estratégias de produção e venda de produtos, conhecendo os desafios do empreendedorismo.
Os alunos atendidos pela JA Maranhão são assistidos por quatro voluntários das áreas de produção, marketing, recursos humanos e finanças, distribuídos nas turmas. Os voluntários não podem dar sugestões. Eles apenas orientam os miniempresários.
Para a presidente da ONG, Gina Carneiro, o programa Miniempresa é uma imersão ao empreendedorismo e protagonismo pela formação dos jovens e futuros líderes com atitude empreendedora. “Acreditamos que essa bagagem fará a diferença aos contemplados pelo projeto que estarão desenvolvendo várias habilidades para a vida: trabalho em equipe, liderança, criatividade, busca de soluções, negociação, perseverança e resiliência. Nossa meta alcançar mais jovens com o apoio das empresas parceiras e voluntários através dos nossos programas educativos de transformação social”, disse.
A JAMA foi fundada em 2004 e ao longo desse período já atendeu aproximadamente 61 mil alunos impactados em várias instituições de ensino (fundamental, médio e superior), com o trabalho de cerca de dois mil voluntários.
O ex-aluno do Programa Miniempresa, que atualmente é empresário e voluntário, Davi Del Sarto, 29 anos, destaca a transformação em sua vida e a percepção sobre empreendedorismo que obteve por meio do programa. “Em 2009 tive a grata felicidade de participar desse programa na minha escola, Sesi/Senai. Esse programa me fez empreender em 2011 com sócios que conheci também por conta do programa miniempresa, todos ex-alunos. Ainda hoje, permanecemos com a mesma sociedade e através desta, nos mantemos financeiramente”.
O Colégio Militar Tiradentes I, é uma das instituições que participa do Programa Miniempresas da JA Maranhão. Para o aluno Jhonata Silva, participar do Miniempresa da Junior Achievement proporciona um leque de conhecimentos sobre como funciona e como ter a sua própria empresa. “Um destes conhecimentos se trata sobre as etapas necessárias para que a empresa não caminhe para a falência e como deve ser feita a pesquisa de mercado e outros processos para a evolução da empresa. O Programa já me trouxe ótimas experiências que vou levar como aprendizado para a minha vida,” enfatizou.