Programa Luz para todos leva energia elétrica para mais de 3 mil famílias no Maranhão

No primeiro semestre de 2020 a Equatorial Maranhão realizou a conclusão de diversas obras do Programa Luz Para Todos – PLPT em todo o estado. Nesse período foram beneficiadas 3.193 famílias em dezenas de municípios. Um destaque é o projeto que atendeu 77 famílias nas seguintes comunidades: Assentamento Maravilha, Ceval, Beira Rio, Estrema, Tingir e Assentamento São José, localizadas no município de Porto Franco.  

A moradora Tereza, do assentamento Maravilha, em Porto Franco, comentou que com a chegada da energia elétrica tudo ficou mais fácil para ela e para a família que trabalham extraindo azeite de coco babaçu e dependem do bombeamento da água. “As coisas melhoraram 100%! Agora, com a chegada da energia, nós não precisamos mais buscar água longe de casa.” afirma a moradora.  

Em 16 anos de atuação, o PLPT foi responsável pela transformação da realidade de mais de 351 mil famílias maranhenses.  Desde 2004, ano em que o Programa foi lançado, o Luz para Todos já beneficiou 1 milhão 755 mil pessoas residentes em comunidades rurais. Atualmente 99,04% das pessoas já dispõem de energia elétrica no Maranhão. Antes do Programa, o estado tinha a segunda menor proporção de domicílios com iluminação elétrica no Brasil (86%), segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).  

O “Luz Para Todos” é uma iniciativa do Governo Federal por meio do Ministério de Minas e Energia com o objetivo de acabar com a exclusão elétrica no País. No Maranhão, como nos demais Estados, foi formado um Comitê Gestor para gerenciar o programa, responsável pela definição das comunidades atendidas e a priorização das obras. A Equatorial Maranhão é a agente executora do Programa que continua trazendo mudanças e desenvolvimento para o Maranhão.  

Para o gerente de obras e manutenção da Equatorial Maranhão, Saulo Bokor, é gratificante falar sobre o alcance do PLPT “Chegamos a essa marca histórica com muito trabalho e dedicação e vamos continuar avançando com o Programa no Maranhão. Nossa grande alegria e satisfação é saber que estamos contribuindo para o conforto de milhares de famílias e para o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, destacou Saulo.   

Algumas obras realizadas em 2020   

Comunidades  Municípios  Famílias Beneficiadas  Km de Rede  N° de Transformadores  
Riacho do Paulo  Colinas  110  15  38  
Assentamento Maravilha  Porto Franco  77  27  68  
Parrusu  Buritirana  70  21  28  
Setor dos Teixeiras  Campestre do Maranhão  62  28  18  
Lago Verde  São Mateus do Maranhão  36  223  19  
Povoado Santo Antônio  Junco do Maranhão  29  24  30  
Braz  Fernando Falcão  28  27  15  

O Programa Luz Para Todos, além de atender as necessidades básicas dessas comunidades, contribui com o desenvolvimento econômico e sustentável da população. Em 2020 o programa continuará atendendo as comunidades não energizadas, promovendo mais de 5 mil novas ligações. O consumidor não paga nada pela ligação do Programa Luz Para Todos, além de receber a instalação elétrica de sua casa, compreendendo três lâmpadas e duas tomadas elétricas.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.