Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão da FIEMA realiza balanço de suas ações
SÃO LUÍS – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SEINC) e as empresas Alumar, Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Eneva, Equatorial Energia, Solar Coca-Cola e Vale encerraram as atividades de 2024 do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF MA), na última reunião do ano do Conselho Gestor do PDF, realizada na quinta-feira (05). Na oportunidade, executivos das empresas mantenedoras e apoiadoras conheceram os principais resultados alcançados até novembro. Foram mais de R$890 milhões em oportunidades de negócios divulgadas pelo programa para a contratação de produtos e serviços com grandes empreendimentos e poder público.
E os resultados positivos não param por aí, a coordenadora do PDF, Camila Belo, apresentou os números deste ano. Foram cerca de 310 Solicitações de Indicações de Fornecedores; 1.200 indicações de fornecedores maranhenses; mais de 480 oportunidades de negócios divulgados; 19 empresas certificadas no PROCEM; 13 adesões de novas empresas apoiadoras; 13 visitas técnicas; visitas e reuniões com mantenedoras 36, com apoiadoras 48 e com fornecedores 138 e 8 encontros de negócios realizados pela equipe do PDF em 2024.
Este ano a EMAP se junta ao time de mantenedoras do PDF. A gerente de relações com a comunidade e responsabilidade social da empresa, Marina Moura falou sobre a adesão. “Decidimos nos tornar mantenedora do Programa, por ter visto as grandes conexões que foram geradas entre os fornecedores e empresas ali da área do entorno do Itaqui Bacanga. A visão do Porto do Itaqui sempre foi de fortalecer mais a relação entre Porto e Cidade. Somos o Porto do Desenvolvimento e queremos cada vez mais fomentar a economia das áreas do nosso entorno”, afirmou.
Para Camila Belo o crescimento do Programa é resultado de muito trabalho e empenho. “Fico muito orgulhosa em ver que nossa equipe tem trabalhado arduamente e colhido resultados gratificantes. Nosso objetivo é criar uma conexão entre empresas e fornecedores maranhenses, fortalecendo nossa economia local, ajudando no crescimento do estado e na geração de empregos”, declarou.
A presidente do Conselho Gestor do PDF, Viviane Meister, Executiva Corporativa de Gestão de Parcerias do Grupo Equatorial Energia, falou sobre o orgulho em ver o Programa crescer a cada ano. “Estamos vivendo um ótimo momento. Porque foi um trabalho árduo, um trabalho sólido, que aos poucos foi galgando e conquistando o seu espaço. E quando a gente fala em PDF, todo mundo quer saber como é que faz o contato, com quem que fala. O PROCEM é fantástico. Eu não canso de me dizer, quando a gente olha esse selo, temos certeza de que esse fornecedor está preparado para atender o mercado”, ressaltou.
O gerente comercial da MGW Eletromecânica, Fabrício Belo, uma das empresas apoiadoras do PDF, destacou a importância do Programa. “Bom, para nós é uma satisfação plena poder participar do Programa que sempre traz saldos positivos. Eu convido você, empresário a apoiar o PDF que é fantástico. É uma grande satisfação estar aqui”, falou.
PDF 25 ANOS – Em outubro, o Programa completou 25 anos, ao longo dessas duas décadas e meia, trabalhou para criar e fortalecer oportunidades que impulsionam o desenvolvimento de fornecedores locais, gerando valor para todos os parceiros envolvidos.
Camila Belo enfatizou o apoio dos envolvidos no Programa. “Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória, especialmente nossas empresas mantenedoras e apoiadoras que acreditam no poder das parcerias. Vamos continuar a criar oportunidades e fortalecer a nossa rede nos próximos anos”, afirmou.
Desde 1999, o PDF ao lado de indústrias e fornecedores, já gerou mais de R$49 bilhões em negócios transformando a economia local. Foram mais de 70 encontros de negócios e aproximadamente 9.000 indicações de fornecedores.
O superintende da FIEMA, César Miranda, “A gente sabe que o PDF tem essa estratégia de preparar o fornecedor maranhenses. O Programa mostra sua estratégia, com ações que permitam que o nosso mercado se desenvolva e se torne mais competitivo. E essa conexão é que faz com que os negócios cresçam e que as empresas que estão por dentro possam ter maiores oportunidades de negócios. Parabéns ao PDF pelos seus 25 anos contribuindo para a economia e desenvolvimento do nosso estado”, reforçou.