Programa Cidade Empreendedora impulsiona novos negócios em São Luís

Ações voltadas para o turismo, educação empreendedora, agricultura familiar, maior participação de pequenos empreendimentos nas compras governamentais e o apoio à Economia Criativa e Negócios de Impacto Social são alguns destaques das ações do Programa Cidade Empreendedora, idealizado e executado pelo Sebrae em parceria com a prefeitura de São Luís. O fomento ao empreendedorismo em São Luís rendeu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, ao prefeito Eduardo Braide, em maio deste ano. A homenagem foi concedida em razão do projeto “São Luís Cidade Empreendedora”.
 
As ações do Cidade Empreendedora são realizadas na capital maranhense pela Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), com o São Luís +Empreendedora, e pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) – com o Portal de Compras da Agricultura Familiar, uma das soluções desenvolvidas pelo Sebrae que fazem parte do Programa Cidade Empreendedora.
 
Entre as ações mais recentes do Cidade Empreendedora em São Luís, estão as de incentivo ao aumento da participação dos pequenos negócios nas licitações da prefeitura. A ação foi executada em parceria com a Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes) e capacitou compradores e potenciais fornecedores do poder público.
 
No mês de agosto, foi realizado o curso “Gestor Público: saiba como comprar do pequeno negócio”. A capacitação orientou os servidores ligados às compras feitas pela prefeitura de São Luís, sobre os processos de contratação pública. Já em novembro, foi realizado o Curso Compras Governamentais para fornecedores, destinado a microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
 
Durante a capacitação foram abordados os benefícios previstos na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa – a Lei Complementar  123/2006, mostrando as normas gerais que favorecem a participação de microempresas e empresas de pequeno porte nas compras públicas.
 
Portal de compras fomenta a agricultura de São Luís
A implantação do Portal de Compras da Agricultura Familiar da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), foi uma das ações previstas no Cidade Empreendedora, no Plano de Desenvolvimento Econômico da Agricultura Familiar do município. 
Por meio do portal é possível acompanhar as ações do plano, onde são detalhados os instrumentos e estratégias para impulsionar o crescimento da produção agrícola em São Luís, ampliando o mercado para pequenos produtores rurais da capital.
 
Inventário turístico
Com sua bela arquitetura, manifestações e diversidade cultural que encantam o turista, as duas soluções do Cidade Empreendedora – Inventário Turístico e Plano de Marketing – grandes aliados do planejamento das ações da Secretaria Municipal de Turismo.
 
Os documentos foram entregues ao prefeito Eduardo Braide em junho deste ano. “A Setur tem trabalhado fortemente com o uso do inventário e o plano de marketing, elaborado pelo Sebrae com o foco no sentido de promover São Luís como um grande destino turístico indutor no Estado do Maranhão e no Brasil, o que direciona para um desenvolvimento social e econômico, e claro, fomenta cada vez mais o empreendedorismo com a geração de emprego e renda e novas divisas para a cidade”, avaliou o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos.
 
O gerente regional do Sebrae em São Luís, Mauro Formiga, explicou que no inventário turístico constam os estudos feitos dos principais atrativos, serviços e infraestrutura da capital. Já o plano de marketing possui orientações sobre o posicionamento de São Luís como destino turístico, proporcionando um turismo de experiência que, de acordo com pesquisa da Embratur, é uma das tendências mais procuradas como destinos turísticos. “São dois documentos estratégicos importantes que fazem parte do programa Cidade Empreendedora que dão sustento e suporte para que a cidade consiga avançar cada vez mais no que tange a cidade turística”, acrescentou o secretário da Setur, Saulo Santos.
 
Ferramenta avalia educação empreendedora nas escolas
Para fomentar o ecossistema de uma educação empreendedora no ambiente escolar, por meio do Cidade Empreendedora a prefeitura de São Luís optou pela solução Radar de Educação. A ferramenta foi aplicada em cinco instituições de ensino – UEB Ensino Fundamental Santa Clara, UEB Ensino fundação Alberto Pinheiro, UEB ensino professor Gonçalves do Amaral Raposo, UEB ensino professor João Lima Sobrinho e Escola Casa Familiar Rural, onde foram apurados os níveis de ambiente favorável para implementação de uma educação empreendedora.
 
Empreendedores ludovicenses identificam novos negócios
A economia criativa cada vez mais vem ganhando espaço na economia do país e em São Luís o cenário não é diferente. As ações do Cidade Empreendedora foram realizadas para apoiar o desenvolvimento dos projetos de 19 empreendedores ludovicenses que atuam neste campo.
Eles participaram da Jornada de Modelagem de Negócios Criativos e de Impacto Social, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais. (Semispe). A jornada promoveu a integração dos objetivos dos empreendedores ligados à economia criativa com as demandas de São Luís para o surgimento de novos negócios.
Foram realizadas cinco etapas que incluíram oficinas de diagnóstico dos projetos, ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustável, estipulados pela ONU), oficina de Inovação e Impacto Social, Design Thinking e preparação de pitch, além de mentorias e de uma pesquisa e monitoramento para identificação do nível de amadurecimento e inserção destas empresas no mercado.
 
As oficinas aconteceram no Sebraelab, ambiente de estímulo à criatividade e à inovação, apoiado por metodologias flexíveis de aprendizagem, capazes de gerar conhecimento e induzir conexões para a criação e fortalecimento de novos modelos de negócios.
 
O programa Cidade Empreendedora
O Cidade Empreendedora é um programa desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o setor público. No Maranhão são 70 municípios contemplados com o programa e destes, 53 são frutos de uma parceria entre o Sebrae e governo do Estado e 17 por contratação direta com as prefeituras.
O programa tem transformado a realidade dos municípios, auxiliando a gestão pública nas boas práticas administrativas com foco na melhoria do ambiente de negócios; fomento ao empreendedorismo e promoção da competitividade empresarial.