Programa Adote um Casarão leva cultura e gastronomia luso-brasileira para o Centro Histórico de São Luís

Oferecer um ponto de encontro para degustar da alta gastronomia maranhense, brasileira e portuguesa. Este é o objetivo principal da Casarão Grill, empresa ganhadora do edital do Programa Adote um Casarão. O resultado foi publicado nesta quarta-feira (5), no site da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

Os adotantes contemplados receberão do Governo do Estado, por meio da Secid, a cessão de uso do prédio 153, localizado em frente à Praça João Lisboa, no Centro Histórico de São Luís, pelo período de 15 anos.

Com o nome “Motobar Bistrô & Café”, o prédio vai oferecer também drinks, música ao vivo, cafeteria gourmet e uma carta de vinhos selecionados a dedo por um sommelier, com vistas à qualidade da bebida e harmonização com o cardápio oferecido.

O bistrô oferecerá um serviço de buffet (self-service), além de pratos com o nome de personalidades maranhenses, principalmente aquelas que possuem uma relação direta com a história do Centro Histórico de São Luís.

O projeto do empreendimento, aprovado pelo Programa Adote um Casarão, apresenta uma previsão de investimentos em torno de R$ 282 mil. Ao todo, serão gerados aproximadamente 25 novos empregos. A expectativa de público mensal é de 650 pessoas por dia.

Segundo o coordenador do Programa Nosso Centro na Secid, Daniel Sombra, o projeto “Motobar Bistrô & Café” se destacou em dois importantes requisitos do Programa Adote um Casarão.

“A proposta foi selecionada por apresentar dois importantes fatores que estão alinhados aos objetivos do Programa: o desenvolvimento econômico e sustentável e a preservação do patrimônio histórico de São Luís”, enfatizou Daniel Sombra.

Requalificação

A arquitetura do prédio 153 da Praça João Lisboa traz consigo características do período neoclássico de São Luís. Por isso, no intuito de garantir a conservação e valorização do patrimônio cultural, a reforma vai seguir todas as recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O casarão receberá revisão estrutural na viga frontal, recuperação total da cobertura, adaptação de áreas molhadas (banheiros e cozinha), adaptação da área posterior para área de gestão, nutrição e estocagem.

Segundo o secretário da Secid, Márcio Jerry, o objetivo da iniciativa do Governo do Maranhão é dar nova dinâmica a essa área da cidade.

“Um prédio público que estava em desuso, agora vai atender centenas de pessoas, gerando emprego e renda, quando estiver reformado. Essa iniciativa faz parte de um conjunto imenso de atividades implementadas pelo governador Flávio Dino para repaginar e dinamizar a região central da cidade e preservar nossa história”, destacou Jerry. 

Programa Adote um Casarão

Iniciativa executada pela Secid, dentro do conjunto de ações do Programa Nosso Centro, o Adote um Casarão funciona da seguinte forma: a Secid lança editais com a finalidade de identificar pessoas físicas ou jurídicas, de direito privado, com ou sem fins lucrativos, que tenham interesse em recuperar e utilizar esses casarões para uso comercial e cultural por, até, 15 anos.