O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Profissionais do SESI realizam atendimentos e orientam como evitar problemas oftalmológicos

– As informações sobre os cuidados com a saúde visual são repassadas a pacientes que estão sendo atendidos até amanhã, quarta-feira, 5 de abril, no SESI Itinerante em São Luís Gonzaga, na Praça da Bandeira, Centro.  

O oftalmologista Carlos Valter Jr. alerta para as principais doenças nos olhos, a exemplo de catarata e glaucoma, e como esses problemas podem ser agravados por diabetes, hipertensão e falta de cuidados preventivos.  

Com a catarata o paciente tem uma diminuição gradual da visão e já o glaucoma não tem sintomas. “O ideal é que as pessoas visitem o oftalmologista com frequência, pois essas doenças têm uma prevalência com o avanço da idade”, explicou Carlos Valter Jr. Com a prevenção é maior a possibilidade de um tratamento com sucesso e assim evitar a perda parcial ou total da visão.  

Durante os atendimentos, pelo menos duas pacientes tiveram o diagnóstico de cirurgia de catarata. Nos dois casos, a diabetes agravou o quadro de saúde das pacientes. Todo paciente com diabetes, segundo informou o oftalmologista, deve passar por um mapeamento de retina, que é o sistema nervoso do olho responsável por captar a luz e nos fazer enxergar.  “Diabetes está entre as doenças mais comuns que podem agravar outras doenças nos olhos, mas há outras causas como o uso de cigarro e o avanço da idade do paciente”.  

Liliane Alencar Sousa, 44, lavradora de São Luís Gonzaga, tem diabetes. Durante o SESI Itinerante se consultou. “A minha diabetes é descompensada, é muito alta. Sinto muita dor nos olhos e o médico disse que é caso de cirurgia”, relatou Liliane.  

Com seus 74 anos e depois de ter amputado uma das pernas até a altura do joelho em decorrência da diabetes, dona Maria Vicência da Conceição recebeu o diagnóstico de catarata e a indicação de cirurgia. “Eu já desconfiava de que estava com catarata. Mesmo com óculos e uso de colírio, tem dia que não enxergo quase nada”, contou Maria.  

Kesia Sarmanho, enfermeira que está na coordenação do SESI Itinerante em São Luís Gonzaga, falou que o SESI Itinerante está atuando prioritariamente nos municípios maranhenses que tiveram estado de emergência decretado. Realizar atendimentos de promoção da saúde nessas cidades é uma das frentes de ação do Sistema FIEMA, que ainda lidera Campanha “SOS Enchentes – Indústria Solidária”, que visa arrecadar alimentos, água engarrafada e itens de higiene e limpeza em prol das vítimas das chuvas.  

Em apenas um dia de SESI Itinerante em São Luís Gonzaga foram realizados 2.269 atendimentos para 1.356 pessoas. Nesta terça-feira, a expectativa é dobrar esse número. As equipes do SESI atendem até esta quarta-feira, 5 de abril, na Praça da Bandeira, no Centro. 

Além de oftalmologia, estão disponíveis serviços de pediatria, clínico geral, atendimento odontológico, exames laboratoriais, eletrocardiograma, testes rápidos, vacinação, oficinas de alimentação saudável, distribuição de sopas e pães, assim como realizadas ações culturais.