Profissionais da rede estadual de saúde participam de capacitação com especialistas do Hospital do Coração
Profissionais da rede estadual de saúde estão participando do curso “Manejo do Paciente acometido de Covid-19 em Ventilação Mecânica”, que está sendo realizado por uma equipe do Hospital do Coração de São Paulo (HCor). A capacitação faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (PROADI), do Sistema Único de Saúde (SUS), e está sendo realizada em parceria com o HCor e o Governo do Maranhão, através da Escola de Saúde Pública (ESP/MA).
Entre os profissionais capacitados estão os que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento da capital que recebem pacientes com a Covid-19 e no Hospital de Campanha de São Luís. “O objetivo é apoiar os profissionais da linha de frente no manuseio dos aparelhos e no manejo do paciente, através de contato 24hs com profissionais do HCor para discussão de casos, visando uma melhoria na qualidade do atendimento e, consequentemente, aumento do número de pessoas recuperadas e redução de óbitos”, explica a diretora científica da Escola de Saúde Pública, Dayana Dourado.
Estão participando da formação, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos em enfermagem, toda a equipe de saúde envolvida na atenção à saúde do paciente em ventilação mecânica. O fisioterapeuta do HCor, Lucas Sampaio, explica que o objetivo do treinamento é capacitar pelo menos 90% dos profissionais de saúde que assistem os pacientes com ventilação mecânica, fazendo as adaptações de protocolos que deram certo em São Paulo para realidade do Maranhão.
“Agradeço todo o apoio oferecido pelo Governo do Estado. Me deixa muito feliz o fato de ter encontrado um Maranhão bem organizado, sempre pensando na frente e investindo na formação dos profissionais, especialmente dos ficioterapeutas, que cumprem um papel importante no combate à Covid-19. Sou Maranhense e é muito gratificante poder voltar ao Maranhão para retribuir à minha terra com todo o conhecimento que eu adquiri durante esses anos em uma importante instituição como é o HCor”, conta o fisioterapeuta Lucas Sampaio.
A diretora científica da ESP/MA, Dayana Dourado, ressalta que o projeto prevê ainda o acompanhamento com três fisioterapeutas do HCor, que atuarão como multiplicadores para alcançar todos os profissionais das unidades previstas. “Durante 30 dias, estes profissionais irão atuar em escala de revezamento nas UPAs e no Hospital de Campanha de São Luís. Todos os profissionais capacitados serão certificados pela ESP/MA, que se propõe a expandir o projeto para unidades no interior do estado”, afirmou.
Mais capacitação
Além de apoiar a capacitação dos profissionais, a Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/MA) desenvolveu materiais para orientação dos envolvidos no combate à pandemia em todos os níveis de atenção. São cartilhas e vídeos que irão auxiliar os profissionais de saúde e a comunidade, visando a oferta de informação de qualidade à toda a sociedade maranhense. Todos os materiais estão disponíveis em www.saude.ma.gov.br/escola-de-saude-publica.