Professores e gestores da Rede Pública participam dos webinário do Pacto pela Aprendizagem 2023.
Quase três mil gestores, professores e profissionais da educação participaram, na terça-feira (28), do primeiro webinário do “Pacto pela Aprendizagem 2023”, transmitido pelo canal da Secretaria de Estado da Educação no YouTube. O Pacto é um compromisso firmado entre as esferas governamentais – Estado e municípios – no âmbito do Regime de Colaboração, para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental.
Este ano, serão 4 encontros remotos: o de terça-feira (28), nesta quarta-feira (1) e nos dias 7 e 8 de março. No primeiro dia, foi trabalhada a temática “Parâmetros para promoção da qualidade e equidade da educação nas redes municipais”.
“A parceria família, escola e sociedade em geral, muda a realidade da educação. Digo isso com propriedade do que já fiz na educação no município de Tianguá, no Ceará, em anos anteriores”, comentou o professor Eudes Pereira, participante do webinário.
Além desses temas, os webinários ainda vão tratar de outras temáticas, como: “Tecendo olhares para os cotidianos escolares”; “Avaliação de currículo: diálogo sobre resultados e articulações possíveis” e “Aprendizagem para todos: equidade e inclusão em diferentes níveis socioeconômicos e étnicos – raciais”.
“Ótima informação para que todos venham a fazer um trabalho em que o principal beneficiado seja o aluno”, afirmou a professora Antônia Reis, durante o evento virtual.
Para a professora Itacirema Lobo Freitas, a qualidade da aprendizagem requer uma tomada de decisão consciente. “Isso, para estabelecer parcerias e motivar aqueles que ainda não estão engajados”, complementa.
Abrindo as temáticas, o primeiro dia de webinário contou com a presença da gestora Ana Geovanda Cavalcante, coordenadora regional de Desenvolvimento da Educação, do estado do Ceará. A educadora destacou, em sua temática, a importância de traçar parâmetros para promoção da qualidade e equidade na educação pública.
Pacto pela Aprendizagem
Desde de 2019, o Pacto pela Aprendizagem se configura em uma ação estratégica do Programa Escola Digna que, de forma estratégica, reforça o regime de colaboração entre a Secretária de Estado da Educação (Seduc) com os municípios, com foco na melhoria dos indicadores educacionais do estado e à concretização das metas dos Planos de Educação.