Procurador-geral do Estado participa do lançamento da Frente Parlamentar Mista em defesa da Advocacia Pública, em Brasília

O procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia, representou o Maranhão, nesta terça-feira (25), durante a cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública. A solenidade ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

“O evento demonstrou a força e a união em defesa da Advocacia Pública e de seus membros, congregando entidades de classe importantes como o Colégio Nacional das Procuradorias-gerais dos Estados e do Distrito Federal (CONPEG), a Advocacia-geral da União (AGU), a ANAPE (Associação Nacional dos Procuradores dos Estados), dentre outros que contribuíram de maneira ímpar para aprofundar o debate público no espaço do Parlamento,” assinalou Maia.

A iniciativa, coordenada pelo Deputado Federal Lafayette Andrada (Republicanos-MG), tem o objetivo de fortalecer carreiras e preservar as prerrogativas da categoria, além de apresentar ao Congresso Nacional uma proposta para o aprimoramento da legislação referente à Advocacia Pública nos três níveis federativos (federal, estadual e municipal).

Além do coordenador-geral, compuseram o dispositivo de honra: o advogado-geral da União substituto, Flávio Roman; o vice-presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Rafael Horn; e a procuradora-geral do Distrito Federal, Ludmila Lavocat Galvão.

Os subcoordenadores-gerais da Frente, os deputados André Figueiredo, Pedro Aihara e Túlio Gadelha, e os senadores Augusta Brito e Efraim Filho estiveram presentes durante todo o evento.

Na oportunidade, o procurador-geral do Maranhão ressaltou a simbologia do encontro que mobilizou toda a classe. “O movimento na Câmara dos Deputados contribui para o avanço de nossas pautas legislativas e reforça a importância da Advocacia Pública, em todos os seus âmbitos, como ente fundamental para a defesa da sociedade e para a manutenção da democracia brasileira.”

Os parlamentares Pedro Aihara (Patriota/MG), Bia Kicis (PL/DF) e Diego Garcia (Republicanos/PR) também participaram do evento e manifestaram em seus discursos seu apoio às causas da Advocacia Pública brasileira.