O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Procedimentos do Mais Cirurgias chegam em Timon

O Governo do Maranhão levou procedimentos do Programa Mais Cirurgias para Timon e região. As cirurgias aconteceram nesta quarta-feira (11), no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon. As ações do programa são realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e têm o objetivo de reduzir a espera de maranhenses que estão no aguardo de uma cirurgia.  

Foram realizados 30 procedimentos cirúrgicos de laqueadura. Antes de serem submetidas à intervenção, as pacientes fizeram exames pré-operatórios com assistência da equipe multidisciplinar do hospital. A intervenção é voluntária, ou seja, quando o interesse parte da própria paciente após investigação via Planejamento Familiar. 

A diretora geral do Hospital Regional de Timon, Ana Patrícia Bringel, avalia positivamente o Programa Mais Cirurgias, que tem devolvido o bem-estar a diversas pessoas em todo o estado. “São 30 mulheres que aguardavam por esse procedimento e que hoje puderam realizar um sonho, uma vez que após a cirurgia terão melhor qualidade de vida e o direito ao Planejamento Familiar exercido, como garante o SUS”, disse a gestora. 

Mãe de três filhos, Talita Lima, de 23 anos, compartilhou da alegria que estava sentindo. “Graças a Deus por esse programa. Eu fiquei muito feliz por saber que faria a cirurgia. A equipe do hospital é maravilhosa e o acompanhamento é muito bom também”, compartilhou. 

Também à espera pelo procedimento, Aiane Silva, de 32 anos, disse que poder fazer o procedimento é a realização de um sonho. “Eu só tenho a agradecer, de coração, por essa oportunidade”, afirmou. 

Em abril, a unidade também recebeu ação do Mais Cirurgias com 30 cirurgias realizadas, sendo 20 laqueaduras e 10 vasectomias.