Municípios

Primeiros socorros é tema de treinamento realizado pela Suzano em escola pública do KM 1700

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, realizou no final da última semana um treinamento de primeiros socorros na Escola Municipal Afonso Pena, localizada na comunidade rural km 1700, próximo a Imperatriz. A iniciativa teve como público-alvo os docentes da escola e representantes da Unidade Básica de Saúde (UBS), além dos moradores da comunidade.

A ação focou principalmente na prevenção de acidentes e capacitação das pessoas para atuar em situações que podem ocorrer na rotina, reforçando a importância da conduta ideal para salvar vidas. O momento, foi organizado pelo time de Inteligência Patrimonial da Suzano, com a participação de outros setores da empresa, que abordaram as técnicas de primeiros socorros, conduta eficaz e assertiva para lesões, fraturas, sangramentos, engasgo, desmaios, paradas cardiorrespiratórias, entre outras situações acidentais.

A palestrante Priscila Maximiano, Pedagoga e Enfermeira pós-graduada em Saúde Pública e Ismael Milhomem, Engenheiro pós-graduado em Segurança do Trabalho, respectivamente, enfatizaram a importância de propagar os primeiros socorros e capacitar as pessoas para os primeiros atendimentos. “Quando trazemos o conhecimento básico para as pessoas, conseguimos dar um pouco mais de conforto e esperança. Com a conduta correta, a pessoa consegue dar ao acidentado mais conforto e ganhar tempo na espera pelo socorro, então por isso é importante que as pessoas tenham conhecimento sobre os princípios básicos de atendimento para evitar futuras complicações”, ressalta Priscila.

Para Maria Edicles da Silva, diretora da escola, o aprendizado foi de extrema importância com conteúdo que pode trazer resultados expressivos para quem precisar de cuidados. “Podemos perceber que é uma palestra para o bem-estar de toda a comunidade escolar, tanto para os profissionais que ali atuam quanto para as crianças e comunidade em geral, já que estamos distantes de Imperatriz. Com uma atuação rápida, podemos contribuir com o auxílio da vítima e até ajudar a salvar uma vida. O conhecimento que ganhamos e com o exercício prático nos ajuda a estarmos capacitados, já que os acidentes podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento, então, precisamos estar preparados”, destaca.

Cuidado com o meio ambiente

Além dos ensinamentos compartilhados na área de primeiros socorros e pronto atendimento, também foram abordadas temáticas ambientais, com dicas dos colaboradores da área do Proteção e Combate a Incêndios Florestais (PCIF), sobre conservação ambiental, prevenção de incêndios, tão frequentes durante esse período do ano, além de conscientização sobre os principais crimes ambientais registrados na região.

Sobre a Suzano   

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).  Saiba mais em: www.suzano.com.br.